O cearense Thiago Monteiro brilhou de novo e, na noite desta terça-feira, derrotou Nicolas Almagro, 50º do mundo, ex-top 10 e que tem três títulos do Brasil Open no currículo.
Continua depois da publicidade
O tenista de Fortaleza superou o experiente e sétimo favorito do ATP 250 jogado em São Paulo por 6/3 e 7/5 após 1h14min de duração e se classificou para as oitavas de final onde vai pegar o espanhol Daniel Muñoz de la Nava.
Leia mais:
Em Dubai, Djokovic vence com facilidade o espanhol Tommy Robredo
Semifinalista no Rio Open, Marcelo Demoliner alcança melhor ranking da carreira
Continua depois da publicidade
Dos torneios juvenis à Olimpíada: conheça a gaúcha Paula Capulo, destaque na arbitragem do tênis
Thiago já vinha de feito histórico ao derrubar Jo-Wilfried Tsonga, 9º do ranking, no Rio Open, sendo o primeiro brasileiro a vencer um top 10 em casa em 15 anos e o primeiro fora do top 300 a derrotar um dos dez melhores em três anos no circuito. Com o triunfo ele saltou 60 posições ao 278º posto.
Almagro tem no currículo 12 títulos e já foi nove do mundo, conquistando o ATP brasileiro em 2008 e 2011, na Costa do Sauípe, e 2012, em São Paulo.
Esta foi a terceira partida de ATP do cearense que já soma duas vitórias, ambas sobre top 50. Na semana passada, só parou diante de Pablo Cuevas, o campeão do Rio Open.
O jogo
Thiago esteve sereno e intenso toda a partida, começou sacando muito bem sem dar chances a Almagro, foi levando até quebrar abrindo 4/2 forçando erros do espanhol. O brasileiro confirmou um game duro no oitavo, abriu 5/3 e fechou com dupla-falta e erro de Nicolas por 6/3. Almagro chegou o supervisor Lars Graf reclamando de barulho que seria externo. No momento houve panelaço nas ruas de São Paulo por conta de propaganda partidária do governo.
Continua depois da publicidade
Na segunda etapa o brasileiro começou mais errático e Almagro mais firme. Nicolas abriu 1/0 e depois 2/1 e saque, mas o brasileiro lutou, voltou a ficar firme e virou para 3/2. Os dois passaram a confirmar, o brasileiro levantou um 0/30 no 4/4 e no 6/5 viu Almagro abrir 40/15, mas não esmoreceu, fechando no segundo match-point.
*LANCEPRESS