O hall de campeões do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2010 está completo. Depois de Juliana e Larissa (CE/PA), que garantiram o título feminino há três semanas, nesta sexta-feira foi a vez de Thiago e Pedro Cunha (SC/RJ) sagrarem-se campeões da temporada. A conquista foi assegurada após o encerramento da fase classificatória do torneio principal da etapa capixaba, que acontece em Vila Velha (ES).

Continua depois da publicidade

Campeões de cinco das dez etapas já realizadas até o momento, Thiago e Pedro iniciaram a disputa do torneio na Praia da Costa precisando apenas do quinto lugar para garantir matematicamente a conquista antecipada.

Com duas vitórias obtidas nas primeiras rodada em Vila Velha – 2 sets a 0 (18/15 e 18/16) contra Adriano Fonseca/Vinícius Negão (ES) e 2 sets a 0 (18/10 e 19/17) diante de Franco/Jan (CE/PA) -, a dupla avançou às quartas de final da competição, garantindo pelo menos mais 240 pontos na classificação final. Agora com 3.600 pontos acumulados, Thiago e Pedro não podem mais ser alcançados até o final da temporada.

O título propiciou ao catarinense Thiago uma emoção inédita. Aos 27 anos, pela primeira vez o atleta oriundo das quadras de vôlei, que mudou-se para a areia em 2002, é campeão do Circuito Banco do Brasil. Sem esconder a empolgação, o catarinense comemorou a opção acertada.

– Tinha uma carreira promissora na quadra, mas optei por buscar meu caminho na areia. Precisei de três anos para me adaptar totalmente, mas nos últimos anos consegui bons resultados. Em 2010 pude contar com um parceiro do mais alto nível a meu lado e com motivação de sobra – conta Thiago, ainda sem acreditar na conquista.

Continua depois da publicidade

– Se precisasse escolher uma palavra para descrever este momento, ela seria inacreditável. Saí do meio do ranking para o topo em muito pouco tempo. Vencer cinco etapas em dez realizadas em um circuito tão forte como o Banco do Brasil não é fácil -acrescenta.

Já para Pedro Cunha, a sensação de vencer a competição repetiu o ano de 2007, quando ao lado do experiente Franco (CE), ele foi campeão nacional pela primeira vez. Mais maduro, Pedro valorizou a conquista e destacou a dedicação da dupla na conquista.

– É como se fosse meu primeiro título. Sofri uma lesão muito séria na temporada passada e o ano de 2010 é como se fosse um recomeço para mim. Precisei voltar a treinar muito cedo por conta da lesão e o Thiago praticamente não teve férias para poder me acompanhar. Isso nos trouxe muitos benefícios. Começamos o ano com mais ritmo e ter vencido as duas primeiras etapas nos deu muita confiança para seguirmos -comenta Pedro, que após a partida foi cumprimentado pela mãe, dona Fátima.

– Ela fica muito nervosa e não costuma assistir meus jogos. Ela acompanha no site ou liga para saber. Hoje mesmo, só veio à quadra quando soube que o jogo já tinha terminado. Meus pais me apoiaram muito no começo da minha carreira e este título tem grande participação deles também – afirma o carioca.

Continua depois da publicidade

Comandante da parceria, Marcelo Freitas, o Dentinho, fez questão de enaltecer a dedicação da dupla e o apoio da comissão técnica e do patrocinador.

– Nunca tive dúvidas da química que este time poderia ter. O Thiago sempre teve um potencial enorme, que precisava ser despertado. O Pedro é um dos melhores jogadores do Brasil, mas vinha de uma lesão muito grave. Conversei com ele quando fui convidado e percebi que ele estava muito motivado para buscar tudo que tinha perdido. É ótimo para o vôlei de praia brasileiro poder contar com mais estes dois jogadores – diz Dentinho, que não poupou agradecimentos.

– O Pedro e o Thiago merecem este título, porque são atletas muito profissionais e responsáveis. Mas por trás, estão a comissão técnica, que é do mais alto nível, e o nosso patrocinador, que na figura do Bruno Paixão, deu condições para este time acontecer – encerra o treinador.

Classificados para as quartas de final da etapa capixaba, Thiago e Pedro Cunha seguirão em busca do sexto título do ano. A dupla voltará à quadra na tarde de sábado, contra adversários ainda indefinidos.

Continua depois da publicidade