Local de São Sebastião, litoral paulista, Thiago Camarão faz parte da nova geração do surfe brasileiro que vem despontando em campeonatos. Com um estilo arrojado dentro e fora do mar, o surfista de 17 anos desembarca na Austrália para o seu primeiro desafio do ano. O Billabong World Junior Championships 2006, que reúne atletas com até 20 anos, será realizado de 1º a 8 de janeiro, em North Narrabeen, Sydney.

Continua depois da publicidade

Campeão da seletiva sul-americana do Pro Junior 2005, Thiago será um dos representantes tupiniquins a defender o título, que por dois anos consecutivos, está em solo brasileiro. Recebendo a experiência do técnico Paulo Kid, chefe de equipe de seu patrocinador, o surfista tem tudo para começar o ano com o pé direito.

– Ele é muito carismático e tem vontade de inovar – define Kid, que começou a trabalhar com o jovem talento em 2005.

Para o técnico, o ano foi de ajustes, já que Thiago resolveu iniciar a sua vida de surfista profissional, ainda com 16 anos.

– Foi um ano de transição da categoria amadora para a profissional e ele sentiu essa mudança. No entanto, começou muito bem ao conseguir um grande resultado no Pro Junior e agora está com chances de mostrar todo seu potencial para o mundo.

Continua depois da publicidade

No ano retrasado, em 2004, Thiago também fez uma excelente carreira. No circuito brasileiro amador, ele foi o melhor entre os surfistas de até 16 anos, consagrando-se campeão na categoria mirim. O título lhe rendeu uma vaga para representar o País nas olimpíadas do surf.

– Ele já tem experiência em competições internacionais. Em 2004, competiu no ISA World Junior Surfing Championship, nas ondas de Papenoo, Tahiti – lembra Kid.