Durante parte da infância e da adolescência, o artista plástico Therence Mir andou pelo mundo prestando atenção em cores, enquanto acompanhava o pai, o também artista plástico Antônio Mir. Agora, ele abre a exposição Urbanas 2015, na qual expõe dez telas inspiradas nas grandes capitais a partir de vistas aéreas.

Continua depois da publicidade

São obras diferentes das que tornaram Therence conhecido ainda na juventude, quando começou a participar de salões e mostras, e das mais recentes, desde que voltou a expor, no ano passado. Do expressionismo, ele passa agora por sua primeira incursão pela pintura abstrata.

– Eu queria um desafio, queria fazer algo bem diferente do que costumo fazer, tanto na técnica quanto no formato – avalia ele – Foi um trabalho que levou oito meses de produção.

Confira mais notícias sobre eventos, exposições, espetáculos e shows em Joinville

As cidades de Urbanas 2015 são apresentadas em dimensões grandes, em telas de 2,20m por 1,40m, pintadas com tinta acrílica em algodão cru e base de estrutura em madeira de lei e naval. Ali aparecem Berlim, Tóquio, Bogotá, Barcelona, Londres, Moscou, Nova York, Amsterdã, Istambul e Havana, todas elas com características que misturam a identidade cultura de cada lugar com as lembranças do artista.

Continua depois da publicidade

– Therence reorganiza os elementos visuais mais característicos de cada cidade na forma de uma cartografia particular e traça renovadas possibilidades de identificação poética, onde as impressões pessoais e os fatores culturais que destaca cumprem a mesma função ordenadora das ruas e dos monumentos – analisa o crítico de arte Gléber Pieniz em texto para o catálogo da exposição.

Para a artista visual Solange Simas, a estética pictórica do trabalho de Therence permite absorver a identidade e o fluxo incessante das mudanças urbanas.

– É possível refletir sobre a concepção estrutural de cada pintura e perceber nela uma série de elementos visuais que são trabalhados enquanto linguagem plástica, estimulando novas percepções a respeito das noções de espaço e de tempo – afirma ela.

Urbanas 2015 fica em exposição até 17 de dezembro. Depois, o artista já tem exposições marcadas para Curitiba e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Agende-se:

O QUÊ: Urbanas 2015.

QUANDO: de 18 de novembro a 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, ou com hora marcada com Andreia pelo telefone (47) 3027-1826.

ONDE: Galeria 33 (rua Bento Gonçalves, 33, Glória).

QUANTO: gratuito.