A The Ocean Race, maior regata do mundo, vai movimentar o município de Itajaí nos próximos dias. A corrida internacional, que fica em Santa Catarina até o dia 23 de abril, fará além de oferecer à população e aos visitantes opções de lazer e entretenimento. Toda a estrutura montada para sediar a competição tem movimentado diversos setores da economia itajaiense, através do turismo e da geração de novos empregos.

Continua depois da publicidade

Entre a organização internacional e a do município, a estimativa é que a The Ocean Race gere mais de dois mil postos de trabalho — 600 deles diretos. As vagas já preenchidas estão contribuindo para gerar renda à população e para recepcionar os visitantes que devem estar na cidade durante o mês. Ainda, o evento gerará, durante os 26 dias de duração, experiências para mais de mil voluntários.  

Oportunidades em diversos setores

Estima-se que as vagas de emprego abertas para recepcionar a The Ocean Race Itajaí estão, principalmente, focadas nos serviços de montagem e desmontagem, operação de bares e restaurantes, segurança, limpeza e atendimento ao público em exposições e espaços comerciais.

De acordo com a administração municipal, a expectativa é que além do fomento ao trabalho temporário, o impacto econômico do evento para Santa Catarina gire em torno de R$ 100 milhões. A maior parte deste recurso deve ser revertido para a economia local, exercendo um profundo impacto para o desenvolvimento de Itajaí.

— É um orgulho para o Município de Itajaí receber um evento internacional como este, que além de trazer grandes atrações para a comunidade, promove empregos e movimentação econômica para toda Santa Catarina. Temos certeza que essa passagem da The Ocean Race deixará um legado importante para nossa cidade — comenta Thiago Morastoni, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Escola de Vela é oportunidade para crianças e adolescentes de Itajaí

Segundo o secretário, nos 26 dias de evento, a expectativa é que 500 mil pessoas percorram a Vila da Regata, estrutura montada para receber a The Ocean Race. A expectativa para 2023 é maior do que a última parada da regata, em que passaram pela cidade cerca de 400 mil visitantes. No decorrer desta edição, uma pesquisa bastante completa será conduzida para detalhar a quantidade exata do público e os impactos econômicos em cada setor.

Essa é a quarta vez consecutiva que a maior regata do mundo passa por Itajaí. De acordo Morastoni, no decorrer de cada uma delas, foi possível ver que os impactos ultrapassam os dias do evento, deixando mudanças significativas para o desenvolvimento econômico e turístico de Itajaí.

—Para se ter uma ideia, antes de recebermos a The Ocean Race (que, na época, ainda se chamava Volvo Ocean Race) Itajaí contava apenas com hotéis familiares. Bons hotéis, de muita qualidade, mas poucos. Hoje, nós contamos com estabelecimentos com bandeira, a exemplo do Novotel, Mercure e Hilton. Ao todo, são mais de 4 mil leitos na cidade. Esse incremento ocorreu justamente em virtude da The Ocean Race — destaca o secretário.

Morastoni explica que, para sediar o evento, Itajaí concorreu com outras cidades, que inclusive, contam com a capacidade para sediar um evento como este. No entanto, o município catarinense se destaca por já ter sediado outras edições e, ainda, oferecer uma estrutura capacitada em termos de segurança, logística, hospedagem, alimentação e outros aspectos importantes para receber o fluxo intenso de turistas que visitam a Vila da Regata de Itajaí..

Continua depois da publicidade

— Recebemos na cidade não só os velejadores, mas as equipes, familiares das equipes e, claro, os amantes da vela, cujo número cresce a cada ano justamente pela tradição que o evento tem fomentado no mundo. Por isso, a projeção é gigantesca para Itajaí. Por onde a regata passa é divulgado o nosso Município como uma das paradas, então isso é muito significativo, pois o nome da cidade está circulando o mundo. Nós conseguimos, hoje, atingir um patamar no qual o público abraça o evento de tal forma que se torna autoridade no assunto — reforça o secretário.

Evento movimenta mais de mil voluntários

No fim de março, os mil voluntários que foram selecionados para trabalharem na The Ocean Live Park, espaço que recebe a regata, passaram por treinamento com a equipe da organização internacional e local. Esses profissionais estão executando, ao longo do evento, atividades como monitoramento das atrações e atividades da Vila da Regata, suporte em tradução e auxílio nas visitas guiadas.

Itajaí abraça causa pela preservação do meio ambiente com a The Ocean Race

Para o recrutamento destas equipes, a inscrição de voluntários contou com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os estudantes que estão atuando como voluntários no evento poderão contemplar horas curriculares, porém, membros de toda a comunidade também estão participando da ação. Essa é uma oportunidade para atuar em um evento internacional e absorver toda a experiência de forma intensa da The Ocean Race.

Impactos na sustentabilidade

Desde a primeira passagem por Itajaí, que aconteceu em 2011, a The Ocean Race deixou um legado de sustentabilidade através do desenvolvimento de ações que fizeram a diferença até os dias atuais no município. Um dos pilares do evento é a redução do uso de plástico e consumo consciente, tópicos que ganharam destaque no município. Para essa edição, antes mesmo das primeiras estruturas da The Ocean Live Park – a Vila da Regata de Itajaí – serem montadas, um plano de ação para garantir boas práticas em prol do meio ambiente já estava em execução.

Continua depois da publicidade

Durante os dias do evento, algumas das atitudes sustentáveis adotadas foram o uso de copos contínuos, água gratuita, embalagens e talheres sustentáveis na área gastronômica, compostagem de 100% dos resíduos produzidos nas cozinhas, gerenciamento de resíduos sólidos, destinação correta de todo óleo de cozinha usado, segregação de resíduos recicláveis e bicicletário gratuito. Ainda, outras ações de educação ambiental poderão ser vistas de perto no espaço que sedia a The Ocean Race.

— O Município de Itajaí assumiu um compromisso com a preservação ambiental a partir da primeira passagem da The Ocean Race. São ações sustentáveis e de redução do uso de plástico que já pautam as operações dos grandes eventos que promovemos — destaca Thiago Morastoni.

Redução de plástico

Na última edição do evento, as ações sustentáveis evitaram o consumo de cerca de 500 mil copos descartáveis, e estima-se que quase 70 mil pessoas levaram os copos reutilizáveis para casa. Para este ano, a ação contínua através de novos modelos para a população usar ou colecionar. Os copos poderão ser devolvidos ao final do evento, ou levados para casa como lembrança da The Ocean Race 2023. A expectativa é que mais de 500 mil copos plásticos também sejam evitados nesta edição. Ainda, com a distribuição gratuita de água, estima-se evitar o uso de aproximadamente 300 mil garrafas plásticas.

Saiba como funcionam as oficinas dos barcos da The Ocean Race na Vila da Regata, em Itajaí

Na gastronomia, o consumo consciente acontecerá através da utilização de embalagens de papelão e talheres de madeira. Além disso, todos os resíduos serão segregados para permitir o descarte correto.

Continua depois da publicidade

Município já pensa na próxima edição

A The Ocean Race, na quarta passagem por Itajaí, já consolidou-se no município. Por isso, a grande estrutura montada para essa edição já abre portas para a próxima. No entanto, segundo o secretário de Turismo e Eventos, o foco da administração municipal é trabalhar para que a edição deste ano supere as expectativas e seja maior do que a anterior.

— Nós queremos muito e vamos trabalhar para sediar novas edições. Por isso, nossa preocupação é sempre fazer uma edição melhor que a anterior. Nesta, por exemplo, aumentamos a área da Vila da Regata em cerca de 10%, trouxemos novas atrações e estamos ainda mais preocupados com a sustentabilidade. Tudo para nos consolidarmos como a mais forte concorrente no continente. Posso garantir que Itajaí tem plenas condições de sediar etapas da The Ocean Race quantas vezes forem possíveis — conclui Thiago Morastoni.

A The Ocean Live Park — a Vila da Regata de Itajaí — está aberta ao público desde o fim de março, e permanecerá acessível até o dia 23 deste mês. Nos dias de semana, o evento funciona das 14h às 23h e, aos finais de semana e feriados, das 11h às 23h. Nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril, o espaço estará fechado ao público. A entrada é gratuita.

Acesse o canal The Ocean Race no portal do Nsc Total.

Leia também

Imagens de drone mostram detalhes da chegada oficial dos barcos da The Ocean Race em Itajaí

Infográficos explicam como são os barcos da The Ocean Race

Ventos da The Ocean Race levam Itajaí para um ciclo virtuoso e milionário na economia