Correr está em alta e o Brasil está vivendo o que os especialistas chamam de running era. O interesse por esse esporte cresceu no país e a quantidade de provas de corrida de rua comprovam com números essa tendência.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Segundo a Associação Brasileira de Corrida de Ruas (ABCR) só em 2023 foram realizadas 150 mil corridas de rua no Brasil com um aumento de 13% no número de corredores. Depois da pandemia, o interesse por correr cresceu ainda mais.

Para quem está começando, o motivo da escolha é quase sempre o mesmo, correr é intuitivo, simples e todo mundo pode começar. No entanto, quem está começando nota que a corrida pode ser um esporte fácil e complexo ao mesmo tempo.

Continua depois da publicidade

Nas redes sociais são vários os relatos de lesões e descobertas de dificuldades que os iniciantes na corrida nem imaginavam que existiam. Os novos corredores também descobrem que a atividade é muito mais do que calçar um tênis e sair por aí. Mas isso não deve desanimar ninguém.

Aprender com quem já começou e tem experiência pode ser uma alternativa. Uma reportagem do The New York Times reuniu os seis principais erros que quem está começando a correr deve evitar para que a prática da atividade física seja contínua e os novos corredores possam desfrutar de todos os benefícios desta atividade física.

Como evitar os 6 erros mais comuns que as pessoas cometem quando começam a correr

Manter o ritmo e ir sem pressa

Começar a correr pode ser viciante. A atividade aumenta a energia e facilmente deixa os novos corredores eufóricos. Isso faz com que os iniciantes queiram correr cada vez mais. Segundo os especialistas esse é um grande erro. O ideal é treinar de dois a três dias por semana para evitar esgotamentos ou lesões.

Continua depois da publicidade

Ter metas alinhadas com o estilo de vida

Antes de começar a correr ou de traçar um plano para participar de uma prova é importante analisar qual o espaço que a corrida terá na rotina da pessoa. Quanto tempo por dia e quantas vezes por semana é possível correr, são perguntas que devem ser feitas e respondidas com sinceridade. Em seguida, a pessoa deve administrar uma meta que se encaixe dentro dessa realidade.

Não descuidar da alimentação antes e depois de correr

É muito comum que as pessoas pratiquem a corrida no começo da manhã. Com isso, não é raro que quem comece a correr, e faça isso logo que acorde, corra em jejum, o que pode aumentar o risco de lesões e falta de disposição. No entanto, é indicado que a pessoa coma antes de correr e também após, e que monte um cardápio indicado por nutricionistas esportivos.

Acompanhamento profissional para correr é importante

A corrida pode ser um esporte barato. Mesmo assim, é importante considerar entrar para um grupo de corrida ou contratar instrutores profissionais formados e aptos para o ensino da corrida. Trata-se de um esporte solitário, mas as assessorias de corrida promovem treinos coletivos que podem transformar a atividade em algo mais prazeroso e motivador.

Foco no que realmente importa

Roupas, acessórios e os tênis mais revolucionários são objetos de desejo de qualquer corredor. Mais importante do que sair investindo em equipamentos é focar no que realmente importa. Um par de tênis correto e adaptado ao seu passo, formato de pé e tipo de corpo, e boas meias que evitem a formação de bolhas é o suficiente para começar a correr.

Continua depois da publicidade

Entender e respeitar os dias de recuperação

Como em qualquer outro esporte, seu corpo também vai precisar se recuperar. Isso significa que dias de descanso são necessários e importantes para que o corpo possa se adaptar à nova atividade física. Respeitar os dias de descanso ajuda a evitar lesões e também uma exaustão mental. Correr pode ser um esporte para a vida e ir com calma é sempre mais indicado.

Leia também

Motivo da morte de fisiculturista famoso por dieta bizarra é revelado

Esporte ao ar livre: como se proteger da fumaça das queimadas

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC