Publicitária, autora do blog Casa de Colorir, Thalita Carvalho é uma apaixonada pela arte de criar móveis e acessórios para decorar a casa. Essa paixão também a levou para a telinha. Hoje a blogueira é bastante conhecida pela participação no programa Decora, apresentado por Bel Lobo no Canal GNT. Ela tem um quadro do tipo ‘faça você mesmo’ , com trabalhos manuais. No finalzinho do ano, Thalita deu um rasante em Florianópolis para ministrar um workshop a convite da Cassol Centerlar, na loja recém inaugurada na SC-401. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma entrevista exclusiva. Confiram!

Continua depois da publicidade

Quando e como começou a se dedicar ao artesanato? Alguém da família já lidava com isso? O que a motivou?

Thalita Carvalho _ Eu sempre gostei muito de mexer com artesanato. Ninguém na família trabalhava com isso, mas minha mãe sempre me incentivou muito. Fiz escolinha de arte um bom tempo e na minha casa era sempre eu quem fazia as decorações de Natal e qualquer festa, então eu sempre me envolvi bastante com essas coisas. Mas eu fui canalizar mesmo esse gosto por decoração quando eu me mudei e fui morar sozinha. Eu não tinha condições, tive que comprar o essencial, móveis, eletrodomésticos… Então não sobrou dinheiro para decorar. Foi aí que eu coloquei em prática o trabalho manual. Minha família sempre valorizou muito a questão da sustentabilidade, de separar o lixo. Então eu juntei o que eu aprendi em casa, de reaproveitar as coisas, com a decoração.}

O blog surgiu como complemento desta paixão pelo artesanato? E por que o nome Casa de Colorir?

Thalita _ Eu criei o blog mais com o objetivo de documentar as mudanças que eu fazia na minha casa, pra mim mesma. Eu não tinha a pretensão de inspirar ninguém ou que o blog ganhasse a dimensão que ganhou. Eu queria criar um projeto que eu tivesse disciplina para manter, para alimentar. Não foi difícil de criar o nome. Eu queria algo em português e que fosse simpático, sonoro, e não demorou muito. Pensei nuns cinco nomes e até que surgiu o Casa de Colorir.

Continua depois da publicidade

Como agregar valor ao artesanato?

Thalita _ O artesanato tem que ter uma carinha que realmente enfeite a sua casa. E pra isso não é técnica que precisa, e sim paciência pra chegar num resultado bem acabado. O problema do artesanato é justamente esse, tudo fica com cara de trabalhinho de escola e aí não se compara a um produto que está na loja. E eu acho que nenhum artesanato vai ficar igual e esse nem é o objetivo. Mas é claro que você não quer colocar uma coisa mal acabada na sua casa. Então o segredo é a paciência e pré-disposição para errar. Eu sempre digo para as pessoas que um blog de erros não ia dar certo. Eu só mostro no blog aquilo que eu acerto, só que por trás daquilo tem muito erro. Então não ter medo de errar é um passo muito grande. Sem contar que os próprios erros viram dicas no blog.

Como surgiu o convite para participar do programa Decora no GNT?

Thalita _ Eu sou uma pessoa muito sortuda, às vezes fico até assustada. Sabe aquela história de que tem que tomar cuidado com aquilo que se deseja? Primeiro que eu queria muito trabalhar no Canal GNT, na minha área, marketing, e nessa época eu trabalhava numa agência de publicidade. A nora da Bel Lobo, a apresentadora, trabalhava comigo. Um dia a Bel _ do Decora _ descobriu o meu blog e comentou com a nora sobre ele. Por coincidência, ela _ a nora _ disse que trabalhava comigo. Daí a Bel pegou meu telefone. Ela me ligou e me convidou pra fazer um episódio. Nesse dia eu fui com o currículo embaixo do braço e entreguei pra todo mundo que eu via com crachá do GNT. E deu certo. Em menos de seis meses fui convidada pra trabalhar lá. E aí eu já estava realizada. A partir dali as pessoas do canal começaram a acompanhar mais o blog e eu acabei sendo convidada a participar do programa. Só que eu faltava o trabalho pra gravar e absorvi muita coisa. O blog, que antes era pra ser só um hobby, foi tomando uma proporção muito grande, até que uma hora tive que escolher. Então em setembro de 2012 eu escolhi sair do marketing e ficar só com o blog e o programa. Antes, só com o blog, eu tinha ideia de quantas pessoas eu estava alcançando. Com a TV eu perdi esse controle. Perdi a proporção das coisas. Foram surgindo muitas oportunidades, parcerias, convites e a correria continuou. Hoje trabalho cerca de 10 horas por dia. E como eu ainda vejo o meu trabalho como um hobby, é muito difícil pra mim saber separar. Então eu acabo trabalhando mais ainda. Mas eu estou muito feliz, quero aproveitar esse momento para colocar meu trabalho na rua.

Como você vê hoje o artesanato na decoração?

Thalita _ A decoração é aquilo que tem de mais bonito na sua casa, e se for feito por você, será ainda mais especial. O principal é que a gente aceite a nossa casa do jeito que ela é, e tenha a confiança e motivação necessárias para promover as mudanças que queremos em nossas casas.

Algum planejamento para 2014? Quais são as expectativas?

Thalita _ Eu quero viajar mais. Recebo muito carinho de gente do Brasil inteiro. Viajando consigo sentir esse carinho pessoalmente. Vim a Floripa a convite, uma grande oportunidade pra dividir um pouquinho com quem me acompanha aqui no Sul. E quero continuar ensinando as pessoas a deixar a casa mais bonita reaproveitando o que têm em casa.

Continua depois da publicidade