O Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos e o Sindicato dos Trabalhadores Intérpretes de Libras de Brasília criaram um abaixo-assinado para repudiar Thaís, integrante do Big Brother Brasil 21, após a sister ter simulado a atuação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A transmissão foi registrada, ao vivo, na noite de segunda-feira (13/4), quando Gil estava com a palavra (assista abaixo)

Continua depois da publicidade

> Enquete do Top 10 no BBB 21: quem será o vencedor?

> Como votar no paredão do BBB? Confira o passo a passo

O protesto teve a adesão da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada-DF). “Repudiamos o comportamento preconceituoso e desrespeitoso da participante Thaís Faria Braz, da 21ª edição do BBB, que, durante a transmissão do programa, utilizou de forma pejorativa gestos para simular a atuação de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Libras completará, nos próximos dias, 19 anos de reconhecimento como língua oficial brasileira”, inicia o pedido.

Continua depois da publicidade

> Viih Tube usa frase racista e internautas pedem saída da sister do BBB 21

> Carla Diaz vai prestar esclarecimentos sobre suposto caso de “racismo reverso” no BBB 21

De acordo com os autores, “o comportamento da Thaís ofende a comunidade surda e todos os profissionais de Libras que lutam até hoje por reconhecimento. Exigimos a imediata retratação da participante e da Rede Globo com exibição, em tempo igual, de conteúdo para valorização da língua de sinais. Não aceitaremos preconceito e brincadeira com a língua de um povo que resiste em um país por mais reconhecimento e direitos”, reforçam. Nas redes sociais também houve manifestações. 

* Por Caio Barbieri.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também

Médium escreve carta psicografada sobre Paulo Gustavo: mensagem seria de uma ancestral do artista

Evento com exorcista de SC para debater se Karl Marx era satanista viraliza nas redes