O final de semana foi cansativo para os candidatos a uma vaga na Universidade Federal de SC (UFSC). Foram cálculos e leituras em dois dias de provas com questões de proposições múltiplas.

Continua depois da publicidade

Estudantes e professores apontaram para um vestibular que cobrou pela interpretação e trouxe interdisciplinaridade e grande carga que conteúdos, lembrando o estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo da Federal se encerra hoje, com a redação e quatro questões discursivas.

Apesar do preparo ao longo do ano, o grupo de estudantes que veio de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, prestar Medicina na UFSC se surpreendeu com a quantidade de cálculos e as exigências de interpretação no primeiro dia de provas.

– É uma prova muito longa, com muitos itens por questão. É bem cansativo – resume a estudante Amanda Garcia Amaral.

Continua depois da publicidade

Para os professores, por enquanto, a UFSC manteve o padrão de anos anteriores. Como explica o professor de História do pré-vestibular Objetivo, de Florianópolis, Thiago Souza, a distribuição temática foi similar a provas passadas.

O professor de Matemática de cursinhos da Grande Florianópolis, Valmir Medeiros, concorda que não houve grande surpresa no exame.

– A prova de matemática da Federal tem esse formato meio conceitual e meio prático, com nível alto – conclui.

Continua depois da publicidade

Praticamente todas as questões tiveram cálculo. Mas os primeiros dois dias respeitaram também a tendência de provas como o Enem. Um exemplo é a interdisciplinaridade garantida em questões que mesclaram matemática, física, química ou biologia, o que deve se repetir nas discursivas desta segunda-feira, segundo os docentes. Outro aspecto destacado por professores foram os temas do cotidiano.

– Tem que se preparar porque não é só saber uma matéria específica, é preciso saber para quê ela serve no dia a dia – ressalta o professor de cursinho do pré-vestibular Objetivo, da Capital, Romero Gomes.

O vestibular da UFSC teve 36.529 inscritos. De acordo com a Coperve, o índice de abstenção no primeiro dia de exame foi de 15,54% e, no segundo, de 17,33% em relação ao total.

Continua depois da publicidade

Gabaritos e provas podem ser conferidos no site da Coperve.

Confira também o vídeo com os comentários de estudantes sobre o segundo dia de provas da UFSC.