A velocista Adria Santos, tetracampeã e maior medalhista brasileira nas Paralimpíadas, criou um instituto para iniciar crianças no atletismo em Joinville. As atividades começaram nesta semana, mas o projeto será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (11).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O instituto é voltado para crianças de 6 a 12 anos, com ou sem deficiência visual, que estudam na rede pública de Joinville. Elas participam de atividades lúdicas e recreativas para ensinar a base do atletismo no contraturno escolar. A paratleta e outros professores estarão envolvidos nas aulas, que acontece na pista de atletismo da Univille.
A ideia do instituto já era antiga, mas Adria conseguiu tirar o projeto do papel com apoio do banco BV e do Instituto Votorantim. A previsão era de atender cerca de 80 crianças em um ou dois anos de trabalho, mas antes mesmo do lançamento oficial o número de inscritos já atingiu a meta e há crianças na fila de espera.
— É difícil até de dizer o que eu sinto de emoção, o que estou sentindo com essas crianças e com o retorno dos pais, que conhecem a minha história. Ser uma referência para essas crianças está sendo muito gratificante pra mim. É indescritível — conta a velocista.
Continua depois da publicidade

Aprendizagem e respeito entre as crianças
De todos os alunos inscritos, apenas três têm alguma deficiência visual, mas Adria continua buscando outros para fazerem parte do projeto. Ela acredita que é uma oportunidade das crianças ganharem aprendizado e também terem contato com as diferenças.
— Queremos trazer mais crianças com deficiência para que tenham interação e contato com as crianças sem deficiência, até para que entendam que, mesmo elas não enxergando, também podem brincar e se divertir. E também para as crianças respeitarem umas as outras, os momentos e as limitações porque todos nós temos alguma — explica.
Os pais interessados em inscrever os filhos nas atividades do Instituto Adria Santos podem procurar o projeto nas redes sociais para acompanhar quando houver abertura de novas turmas.
Leia também:
Letícia Oro desembarca em Joinville após conquista histórica no atletismo brasileiro
Continua depois da publicidade
JEC e Jaraguá Futsal conhecem adversários na Taça Brasil; veja a tabela
Equipe de handebol de Joinville faz estreia em casa pela Liga Nacional