Nos três primeiros dias de aplicação dos testes rápidos para identificação de contaminados pelo novo coronavírus em Florianópolis, 29 pacientes tiveram resultado positivo. Nos dias 15, 16 e 17 de abril foram aplicados 305 exames.

Continua depois da publicidade

A secretaria de Saúde, que aplica os testes num drive thru montado na Avenida Beira-mar Norte, alerta que esse recurso não é indicado para qualquer pessoa que queira confirmar se tem ou não o vírus. As análises são feitas só nas pessoas contactadas pelos agentes de saúde, segundo o secretário responsável pela pasta, Carlos Alberto Justo da Silva que concedeu entrevista ao Direto da Redação desta segunda-feira (20).

Ao todo, 753 pessoas com suspeita da doença já foram chamadas pela Vigilância Epidemiológica municipal para fazer o exame. Cerca de 17% delas não compareceram e 9% se recusaram, conforme balanço parcial da ação. O trabalho de verificação da condição de saúde das pessoas continua nesta semana.

As pessoas que não foram fazer o teste não serão punidas. A orientação da prefeitura é para que elas se mantenham em isolamento social, por estarem com a suspeita da doença.

Ouça a reportagem:

Continua depois da publicidade