Como sábado (1º) é Dia Mundial da Luta contra Aids, desde esta segunda (26) até sexta-feira (30), ocorre em São José uma mobilização para prevenir e detectar a doença. Testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis, hepatites B e C são feitos no Centro de Vigilância em Saúde, que fica na praça Arnoldo Souza, no Centro Histórico, e nas Policlínicas do município.O atendimento é oferecido das 7h30 às 17h30.

Continua depois da publicidade

“Não é necessário estar em jejum, o teste é feito com uma picada no dedo e fica pronto em 30 minutos. É necessário apenas que se leve a identidade e o cartão nacional do SUS”, explicou a gerente de vigilância em Saúde Patrícia Rodrigues.

Atualmente, 2,2 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV em São José. “Quanto antes a gente descobre, antes a pessoa tem acesso ao tratamento, o que a mantém saudável, com qualidade de vida e também reduz o risco de transmissão de novos casos”, afirmou Patrícia.

Durante esta semana as equipes da Vigilância em Saúde vão percorrer locais como a Avenida Central do Kobrasol, universidades, indústrias e empresas, além do prédio da prefeitura e a região do Centro Histórico. Nesta abordagem, vão ser entregues kits de prevenção do HIV com informações e preservativos.

Devido à falta de informação sobre o HIV entre a população, a maioria dos pacientes em tratamento em São José têm entre 30 e 45 anos, mas há um número de crescente de jovens contraindo a doença, conforme Patrícia Rodrigues. Dos 21 novos casos registrados no último mês, 15 deles eram de jovens de até 24 anos.

Continua depois da publicidade

“Existe um preconceito muito grande, com relação ao HIV, o que faz com que as pessoas não busquem a sua condição sorológica e até mesmo procure se prevenir. Hoje, há tratamento, que é muito eficaz e tem o objetivo de cortar a cadeia de transmissão”, explicou.