Joinville está entre 22 municípios de Santa Catarina que têm a missão de executar ações para o enfrentamento do HIV, Sífilis e Hepatite B e C, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Para atender o público que tem dificuldade de comparecer a unidades de saúde, por conta do horário de trabalho, o Centro de Vigilância em Saúde irá disponibilizar testes rápidos nos ambulatórios de grandes empresas.
A primeira etapa envolve o treinamento de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos dos ambulatórios. A primeira equipe capacitada é da Embraco e a próxima será da Amanco.
— A proposta é expandir a realização dos testes rápidos, de modo a que sejam feitos na rotina ambulatorial das empresas — explica a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Mayra Daniela Miers Witt.
Segundo ela, os médicos que realizarão os testes também estarão capacitados para receitar a medicação para Sífilis, além de orientar o encaminhamento para tratamento, no caso das outras doenças.
Continua depois da publicidade
As empresas estão recebendo ofício explicando sobre a iniciativa. Para esclarecer dúvidas, fica disponível o telefone (47) 3417-1383.