A chegada da primavera inspira a renovar o estoque de perfumes, apostando em fragrâncias mais suaves. Para ajudar a descobrir em qual estilo investir, Donna conversou com a perfumista da Natura, Veronica Kato. Ela conta segredos por trás da criação de um aroma e propõe um teste para que você descubra o que casa com sua personalidade.

Continua depois da publicidade

Donna – O jornal New York publicou recentemente uma reportagem mostrando que a rosa, que ganhou fama de brega durante algum tempo, está voltando com tudo na perfumaria, e ainda com status de chique e refinada. Ela retorna mesmo?

Veronica Kato – Aqui no Brasil a nota rosada, quando evidente, é percebida como antiga e cosmética, mas quando combinada com toques frutados, como damasco e framboesa ou especiarias como pimenta rosa, é bem aceita e percebida como jovem e moderna.

Donna – Quais as essências florais são, hoje, as mais amadas pelas mulheres em perfumes?

Veronica – Para as mulheres, até 2008, os florais, principalmente os mais delicados e refrescantes, dominavam o mercado. Ao longo dos anos, a consumidora demonstra a aceitação de perfumes mais descontraídos e joviais, como é o caso dos frutais, e a consolidação de perfumes mais marcantes e sofisticados que é a proposta dos adocicados. Complementando, as essências florais mais amadas pelos brasileiros continuam sendo as notas florais leves como o lírio, a magnólia, a peônia e a frésia, ou florais clássicos como a Rosa e o Jasmim quando combinados com toques frutados como pêssego e frutas vermelhas.

Continua depois da publicidade

Donna – Lendo a descrição dos perfumes da Natura, vemos uma série de essências diferentes. Como é o início do processo da criação de um perfume? Uma nota específica “inspira” a criação da fragrância?

Veronica – Recebo um briefing do perfume com um resumo de como ele deve ser, o público que deve atingir e etc. Então crio um primeiro cheiro e o submeto às avaliadoras olfativas que trabalham comigo. Elas vão deixar o cheiro o mais próximo possível do conceito inicial, deixando-o mais doce, mais leve ou mais encorpado. Em seguida, eu faço os últimos ajustes até chegar na aprovação final. O processo pode levar meses ou até anos, o tempo médio de um projeto são dois anos. No caso do novo perfume, o Natura UNA Deo Parfum, recebemos um briefing que demandava o desenvolvimento de uma fragrância sofisticada para uma linha de maquiagem. Nos inspiramos nos tons da paleta de UNA para criar a fragrância, na saída, mesclamos tons vibrantes como a tangerina, a pimenta rosa e ameixa, e nas notas de corpo, tons florais que trouxessem feminilidade e sofisticação como o lírio, a rosa damascênia e a peônia inspirados nos tons rosados de nossa maquiagem, e para as notas de fundo trouxemos notas cremosas e aveludadas como o sândalo, o musk, o chocolate, inspiradas na textura dos produtos

Donna – Que estilo de perfume combina mais com o clima de primavera?

Veronica – Assim que o clima começa a esquentar, as fragrâncias mais indicadas são sempre as mais leves, frescas e menos invasivas. As alternativas são os florais frescos, verdes e frutados, fougère fresco e marine e chipre cítrico e frutado. Mas, caso o seu perfume predileto tenha uma característica olfativa mais marcante, como um oriental ambarado, deixe para usá-lo a noite ou procure a versão mais leve, como uma Água de Banho. Muitas empresas já apresentam a mesma fragrância com diferentes concentrações.

Donna – Como fazer o perfume durar mais? Aplicando em uma região específica do corpo ele fixa por mais tempo?

Continua depois da publicidade

Veronica – São três os fatores que contribuem para o tempo de duração de um perfume. Primeiro o caminho olfativo, um perfume que tem um caminho mais fresco, quer dizer com notas mais voláteis em maior proporção, elas vão embora mais rápido, um perfume mais adocicado ou amadeirado, que tem ingredientes menos voláteis em maior proporção na composição, tende a durar na pele por mais tempo. Outro fator que contribui na fixação de um perfume é a sua concentração, perfumes com menor concentração como as águas de colônia e os splashs duram menos, e perfumes como as colônias, as essências e o Eau de parfum, que têm uma concentração maior, duram mais tempo. E, finalmente, o tipo de pele, no qual fatores como alimentação, medicamento, camada lipídica contribuem também no tempo de duração do perfume. As regiões de melhor aplicação de um perfume são atrás das orelhas e nos pulsos, pois são regiões onde há boa circulação de sangue e a pele é quente, o que facilita a evaporação do produto.

Teste: encontre sua fragrância

O perfume é e sempre foi um instrumento utilizado pelas pessoas para se sentirem bem, charmosas e sensuais. Para encontrar o perfume ideal é preciso conhecer melhor o seu estilo, seu gosto e a ocasião em que você irá utilizá-lo. Respondendo as questões abaixo você irá encontrar o perfume que mais combina com o seu estilo!

1. Quando pensamos em como você se veste você diria que:

A) Dá preferência a cores básicas e discretas

B) Prefere roupas mais coloridas e descontraídas

C) Antes mesmo de escolher uma roupa, você já pensa nos acessórios que irá utilizar

D) O modelito escolhido sempre é diferenciado, com texturas e cortes exclusivos

2. Qual a viagem dos seus sonhos:

A) Machu Picchu

B) Europa

C) Uma praia paradisíaca

D) Estados Unidos

3. Qual o tipo de culinária que você mais se identifica:

A) Asiática

B) Italiana

C) Vegetariana

D) Japonesa

4. Qual o seu tipo de bebida:

A) Vinho

B) Energético

C) Prosseco

D) Suco de frutas

5. Qual o tipo de situação que mais te atrai:

A) Uma festa badalada

B) Uma Rave com muita música eletrônica

C) Um jantar a luz de velas

D) Uma trilha com os amigos