O teste nuclear da Coreia do Norte provocou deslizamentos de terra na zona da explosão e nos arredores, de acordo com as imagens de satélite, mas não deixou nenhuma cratera. A explosão subterrânea provocou um terremoto de 6,3 graus de magnitude, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Continua depois da publicidade
Poucos minutos depois do teste, foi registrado um segundo tremor de 4,1 graus, que pode ter provocado deslizamentos de terra e liberado material radioativo na atmosfera.
Leia mais
EUA estão prontos para usar armas nucleares
Continua depois da publicidade
Veja a diferença entre a bomba atômica e a bomba de hidrogênio
Potência de teste nuclear foi superior ao estimado, diz Japão
O regime norte-coreano anunciou o teste de uma bomba de hidrogênio pronta para ser instalada em um míssil balístico intercontinental, o que gerou uma onda de de condenações internacionais e agravou ainda mais a tensão.
O site especializado 38 North, vinculado à Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos, publicou, na segunda-feira (4), algumas fotos de satélite que mostram as mudanças na superfície do local de testes da Coreia do Norte, Punggye-ri.
“Estas alterações são mais numerosas e mais extensas do que observamos nos cinco testes precedentes realizados pela Coreia do Norte”, destacaram os especialistas. “Não há nenhuma prova de uma cratera afundada, como poderia sugerir o tremor posterior”, completaram.
Continua depois da publicidade
O ministério da Defesa da Coreia do Sul calcula em 50 quilotons a potência da explosão, enquanto o 38 North avalia em 100 quilotons ou mais.