Assim como no primeiro turno, as urnas eletrônicas passarão por dois testes (integridade e autenticidade) para comprovar sua segurança antes da votação de domingo. No sábado (29), às vésperas do pleito, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sorteia as seções eleitorais que terão os equipamentos submetidos à análise.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O sorteio ocorre no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada.
No total serão sorteadas 35 urnas, das quais 27 passarão pelo teste de integridade e oito pelo de autenticidade.
O primeiro teste citado serve para comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado na urna. Ele funciona assim:
Continua depois da publicidade
- No dia das eleições, as urnas sorteadas recebem os votos das cédulas de papel preenchidas previamente por estudantes de escolas selecionadas, em quantidade equivalente entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral.
- Cada voto é digitado na urna e lançado no sistema de acompanhamento para registro informatizado da votação, num ambiente monitorado.
- Ao final, é feita a comparação entre os resultados obtidos na votação em papel, no boletim de urna e no sistema de apoio à auditoria.
Esse procedimento será realizado em 25 urnas na Alesc e em duas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. O teste na escola contará com o uso da biometria de eleitores voluntários, conforme orienta o projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.
Já o teste de autenticidade tem como objetivo verificar se os sistemas contidos na urna estão íntegros e são os oficiais da Justiça Eleitoral. Ele é feito antes do início da votação e uma seção sorteada.
A auditoria também é pública e pode ser acompanhada por representantes da OAB, Ministério Público e partidos políticos, além de ser conduzida pela juíza ou juiz eleitoral responsável.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre o segundo turno das eleições
Leia também
Como assistir ao último debate entre Lula e Bolsonaro nesta sexta-feira
O que esperar dos dois últimos dias de campanha eleitoral em SC
Empresa em SC é acionada por assédio eleitoral e discriminação a nordestinos