O tão esperado teste antidoping para o hormônio do crescimento humano (HGH, na sigla em inglês) deve estar pronto para ser usado durante os Jogos Olímpicos de Atenas/2004. A divulgação foi feita nesta sexta, dia 21, pela Agencia Mundial Antidoping (Wada, também na sigla em inglês).
Continua depois da publicidade
– Estamos simplesmente acertando detalhes – afirmou Olivier Rabin, diretor de ciências da Wada, à agência de notícias Reuters. – Sabemos que estamos muito perto. Existem sinais muito promissores de que teremos alguma coisa antes de Atenas.
Por tratar-se de uma substância proibida desde 1989, mas que também surge naturalmente no corpo humano, achar um teste para detectar o HGH tem exigido muito esforço do Comitê Olímpico Internacional (COI). Devido à inexistência de controle por meio de exames, acredita-se que o HGH seja um dos mais utilizados dopings no esporte por estimular o crescimento de músculos e ossos.
O COI implementou o programa HGH 2000 em 1996, esperando ter um teste confiável para a Olimpíada de Sydney, mas quando os cientistas descobriram que não poderiam cumprir a meta o projeto foi atrasado por quatro anos e renomeado para HGH 2004.
– Não vamos fazer muito alarde quando o teste estiver pronto – acrescentou Rabin. – Provavelmente vamos implementar em algum grande evento.
Continua depois da publicidade
As informações são da Agência Reuters.