A apresentação de teste negativo da Covid-19 não é mais exigida para entrada no Brasil para os vacinados. A decisão foi publicada na sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União. Contudo, o comprovante de vacinação para as companhias aéreas segue obrigatório. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A portaria que retirou a obrigatoriedade seguiu a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada em 23 de março. O órgão, no entanto, recomendava que a medida fosse adotada a partir de maio.

Assinada pelos Ministérios da Casa Civil, Justiça, Saúde e Infraestrutura, a portaria mantém somente a exigência do comprovante impresso ou eletrônico da imunização que deve ser emitido pelo menos 14 dias antes do embarque.

No caso de brasileiros e estrangeiros que não tenham completado o esquema vacinal com pelo menos duas doses será exigido um teste antígeno ou laboratorial com resultado negativo realizado um dia antes do embarque.

Continua depois da publicidade

Essas regras se aplicam para quem pretende entrar no país por via marítima ou terrestre. Brasileiros residentes que tentem entrar por terra não precisam apresentar comprovante de vacinação.

A quarentena e o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) deixam de ser exigidos.

Leia também 

Governo federal derruba exigência de uso de máscaras no trabalho

Vacinação contra gripe e sarampo começa na próxima semana em SC

SC deixa de estar em calamidade pública por causa da Covid; veja o que muda