Um teste caseiro rápido, de apenas um minuto, pode revelar indicativos sobre sua expectativa de vida. Essa técnica, desenvolvida por um médico brasileiro, é simples e funciona como um alerta importante para a prevenção de doenças cardíacas e a redução do risco de mortalidade precoce.
Continua depois da publicidade
O método foi criado em 1999 pelo médico Cláudio Gil Araújo. Continua sendo amplamente utilizado em consultórios e postos de saúde para avaliação de pacientes e pode ser facilmente replicado em casa. Ele se apresenta como um valioso aliado na prevenção de doenças do coração.
O próprio criador realizou novos estudos, publicados em um periódico da Sociedade Europeia de Cardiologia. Esses estudos demonstram a eficácia do método para diagnosticar uma possível mortalidade prematura ou aquela causada por problemas cardíacos.
Como o teste funciona
Entre 1998 e 2023, aproximadamente 4,3 mil pessoas foram avaliadas, a maioria homens, com idades entre 46 e 75 anos. O teste de sentar-levantar avalia fatores cruciais como força e potencial muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal de forma integrada.
Continua depois da publicidade
Pesquisadores utilizam uma pontuação de 0 a 10 para avaliar os resultados obtidos. Eles descobriram que esses resultados se correlacionam diretamente com a probabilidade de viver mais ou menos tempo, fornecendo um indicativo claro de saúde.
Saiba se o teste está correto
A avaliação do teste de sentar-levantar varia conforme o objetivo e a pessoa avaliada. No entanto, quanto mais repetições você conseguir realizar, melhor será sua pontuação geral. A qualidade do movimento executado também é fundamental.
A classificação serve como uma referência importante para avaliar a capacidade funcional e a força muscular dos membros inferiores. Permite que você acompanhe seu progresso e identifique áreas para melhoria em sua saúde física.
Continua depois da publicidade
Faça o teste em casa
Para realizar o teste, sente-se em uma superfície plana, como um banco ou cadeira, mantendo os pés apoiados no chão e as mãos cruzadas sobre o peito ou ao lado do corpo. Para levantar-se, não use as mãos
Mantenha os pés e joelhos retos durante todo o movimento de subida. Para sentar, a regra se mantém: não utilize as mãos para apoio. Repita esses movimentos o máximo de vezes que conseguir dentro de 30 segundos.
Você pode gostar também de ler sobre o teste de inteligência: 3 perguntas que enganam até os mais espertos, o que é Déjà Vu? Explore as falhas cerebrais que criam a ilusão de familiaridade e a história do passageiro impedido de voar por 10 anos só por causa do seu nome.
Continua depois da publicidade









