O Boliche da Ilha, em Florianópolis, está com problemas na segurança, conforme apontou um técnico do CREA de SC no Teste DC realizado na última sexta-feira. Um dos mais graves é a falta de um projeto contra incêndio, documento básico para que seja liberado o alvará dos bombeiros, além de extintores com CO2 e sinalização. Em contrapartida, a casa conta com três saídas de emergência e é um lugar amplo e de fácil circulação.

Continua depois da publicidade

O engenheiro de segurança do trabalho Nelton Luiz Baú, assessor da presidência do CREA de Santa Catarina, esteve nos mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída e sugeriu alguns itens que devem ser melhorados urgentemente para que possa funcionar com segurança. O primeiro deles já está visível na entrada. Não há nenhuma placa que informe a quantidade de pessoas que podem ficar dentro da casa.

Segundo o dono, Alexandre Clemente, o Boliche da Ilha pode receber até 420 pessoas. A área poderia até comportar mais, mas ficou estabelecido este número por causa das mesas de jantar.

A casa conta com placas de saída, central de alarme contra incêndio e está em elaboração um plano de evacuação e treinamento para os funcionários. Mas no teste, detectou que as placas de saída são insuficientes e uma delas está virada para o lado contrário. Já a sinalização de emergência está com problemas. A maioria está sem bateria para iluminação.

Continua depois da publicidade

Há também um hidrante dentro do local, mas Nelton apontou uma falha grave: um dos brinquedos de fliperama está frente e, se houvesse uma emergência, de nada adiantaria ter aquele equipamento.

-Como é que vai ser utilizado isto?-, questiona.

O engenheiro não encontrou também extintores com CO2, caso haja algum problema elétrico. Precisaria de no mínimo dois.

Já no que se refere ao gás, está tudo correto. Nelton destacou que estava do jeito de que é esperado, do lado de fora e com circulação de ar.

Continua depois da publicidade

De volta à parte interior do ambiente, o engenheiro não localizou o detector de fumaça.

-Não tem, mas alguns projetos não contempla. Depende da avaliação do engenheiro-, comenta.

Mas o problema é que não há um projeto contra incêndio. Alexandre, o proprietário, se defende dizendo que nunca foi pedido pelos bombeiros e nem pela contabilidade que fez a documentação do boliche.

-Nunca ouvi falar.

Já sobre os outros pontos apontados no teste, Alexandre comenta que irá checar um a um e irá se adaptar. Alguns já estão em processo de melhorias.

No caso dos extintores, a troca começou a ser feita, mas os ganchos para suspendê-los na parede ainda não foram colocados. Podem ser instalados nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

-Por causa da demanda, a empresa não conseguiu fazer. Todo mundo está buscando. Mas o material está aí. Só não foi colocado.

No que se refere à sinalização, parte do material está na gráfica. Deve ficar pronto, segundo o dono, em alguns dias. Além da sinalização, serão colocados também dois croquis de 1,2 m por 1,5 mostrando as saídas: um na entrada e outro na pista de boliche.

Nelson destacou, ao finalizar o teste, que há várias irregularidades, mas que percebeu boa vontade no dono em resolver.

Continua depois da publicidade

Contraponto bombeiros

Segundo informações da assessoria de imprensa dos bombeiros, não é possível fazer a licença sem um projeto de prevenção contra incêndio. O único modo de conseguir a licença é a Prefeitura aprovar sem o relatório dos bombeiros, que não podem impedir o funcionamento do local e nem interditá-lo.

Contraponto prefeitura da Capital

Não foi possível entrar em contato com representantes do governo municipal por causa do ponto facultativo do Carnaval.

O que está errado

Falta de placa com a identificação da quantidade de público

Placa de saída apontando para o lado contrário

Falta de carga na bateria das placas de emergência

Falta de pelo menos mais seis luzes de emergência

Brinquedo pesado em frente ao hidrante

Não havia informação se havia para-raios

Funcionários não sabem dar informações sobre como funcionam os equipamentos de segurança contra incêndio

Continua depois da publicidade

Não há detector de fumaça

Falta de extintor com CO² na sala de jogo, na recepção

Falta de extintor com ABC na boate

O que está correto

Alarme de incêndio

Central de gás é externa

Há três saídas de emergência