O ouvido humano é um mecanismo que tem como função o equilíbrio e a audição, que são de suma importância para o ser humano. A audição é a função que nos permite reconhecer diferentes sons, sendo que já no quarto mês de gestação o bebê começa a escuta a voz da mãe.
Continua depois da publicidade
A audição é de grande importância para o desenvolvimento completo da criança, é um dos sentidos essenciais à comunicação, e qualquer alteração, mesmo que pequena, se não diagnosticada a tempo impede o bebê de receber adequadamente as informações sonoras que, por sua vez, são essenciais para o desenvolvimento da fala e a aquisição da linguagem.
O Teste da Orelhinha nada mais é que uma triagem auditiva neonatal, com o objetivo de detectar precocemente algum problema auditivo, e a realização do tratamento o quanto antes. No Brasil, com a sanção da Lei nº 12.303, tornou-se obrigatória e gratuita a realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, o teste da orelhinha.
Este exame pode ser feito na própria maternidade, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. O procedimento é indolor, dura no máximo 10 minutos e é realizado durante o sono. Consiste na colocação de um fone na orelha do bebê, o qual é acoplado a um equipamento que irá emitir um estímulo sonoro, fazendo com que haja um retorno, como se fosse um “eco”.
Essa resposta é passada para um computador, no qual é registrado o funcionamento das células ciliadas externas da cóclea (orelha interna do bebê). Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico precoce e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima à de uma criança ouvinte.
Continua depois da publicidade