Em frente a um terreno baldio em Tijucas, município da Grande Florianópolis, é possível ver uma faixa que diz: “Proibido abandonar animais. Sujeito a cacete”. A faixa está localizada na Avenida Emília Ramo é o ponto é conhecido por ativistas de proteção animal como um local que há descarte de cães. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Tijucas, Júlio César Bucoski, cerca de 50 animais foram resgatados em 2023 nesse terreno baldio. Apesar de não saber quem colocou a faixa, o homem afirmou em entrevista ao g1: “Eu passei por ali e a arrumei, porque o vento tinha torcido [a faixa]”.
Castração de animais
Ainda de acordo com o diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal do município, a prefeitura realiza mutirões itinerantes para castração dos animais. A ação funciona como medida para a diminuição de cães e gatos abandonados.
“A castração é um procedimento de extrema importância para o controle desenfreado dos animais. Somente entre abril e junho deste ano foram castrados em Tijucas 130 animais, sendo 85 somente neste mês de junho”, contabiliza em entrevista ao g1.
Continua depois da publicidade
Faixa não se enquadra no crime de ameaça
A Polícia Civil começou investigar os abandonos na região e, entrevista ao g1, o delegado Aderlan Camargo disse que, como não há um destinatário específico da faixa, considera a frase um blefe. Sendo assim, não pode se enquadrar no crime de ameaça.
Leia mais
Moradores atingidos por rompimento da Casan começam a receber indenizações: “Me sinto aliviada”
Incêndio em depósito de material de reciclagem assusta moradores em Florianópolis
VÍDEO: Faustão recebe alta após transplante de coração e fala sobre recuperação