Foi confirmado o registro de um terremoto, registrado no estado de Chiapas, no sul do México, próximo à costa do Pacífico, na manhã desta segunda-feira, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN), a magnitude de 7.1, anunciada primeiramento com pelo USGS, foi ajustada e, de acordo com as últimas informações, o tremos foi de 6.9.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Zero Hora
O terremoto foi sentido às 6h23 locais (8h23 no horário de Brasília), a uma profundidade de 92 km. O fenômeno ocorreu a 47 km ao sul de Tapachula, perto da fronteira com a Guatemala. Na região, a cidade mais próxima é Mazatan, localizada a 17 km. Outros municípios próximos são, Huixtla, a 41 km, e Suchiate, a 49 km.
Até o momento, não há relatos sobre danos, vítimas, ou algum alerta de tsunami.
O coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, informou ao canal de televisão Milenio que Chiapas registrou leves danos em sua infraestrutura, mas ninguém se feriu. O governador do estado, Manuel Velasco, havia informado no Twitter que, de forma preliminar, não havia informações de problemas.
Continua depois da publicidade
Se inician protocolos de revisión tras el sismo registrado hace unos minutos en gran parte del estado. #Chiapas.
– Manuel Velasco (@VelascoM_) 7 julho 2014
Preliminar: SISMO Magnitud 6.6 Loc. 35 km al SUROESTE de TAPACHULA, CHIS 07/07/2014 06:23:59 Lat 14.72 Lon -92.52 Pf 48 km
– Sismologico Nacional (@SismologicoMX) 7 julho 2014
Preliminar de @pcivilchiapas sin reporte de afectaciones en #Chiapas.
– Manuel Velasco (@VelascoM_) 7 julho 2014
Que hacer despues de un sismo? Sigue estas indicaciones pic.twitter.com/X3adm9hkIP
Continua depois da publicidade
– PC Chiapas (@pcivilchiapas) 7 julho 2014
Na Cidade do México, a 1.082 km de Tapachula, o terremoto foi sentido em algumas partes, mas sem danos ou feridos. O tremor também foi sentido em El Salvador e provocou alarme, mas não deixou vítimas ou danos, segundo o Observatório Ambiental Nacional.
*AFP