Pelo menos 73 pessoas morreram no terremoto de 7,1 graus de magnitude que abalou, nesta terça-feira, o centro das Filipinas, uma das principais regiões turísticas do arquipélago. Segundo a polícia, 57 pessoas morreram na ilha de Bohol, perto do epicentro do tremor, e outras 16 em Cebu e Siquijor.

Continua depois da publicidade

O terremoto aconteceu às 8h12min (21h12min de Brasília, segunda-feira) e teve epicentro localizado cinco quilômetros ao leste de Balilihan, na região de Bohol, a 20 quilômetros de profundidade, informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

– Estava dormindo profundamente quando minha cama começou a tremer. Estava aterrorizada e me escondi embaixo da cama – contou à AFP Janet Maribao, de 33 anos, uma recepcionista que mora em Cebu.

Um mercado desabou em Cebu, informou o governador da província, Hilario Davide, ao canal ABS-CBN. As províncias de Cebu e de Bohol são alguns dos destinos turísticos mais populares nas Filipinas, com praias de areia branca e água cristalina.

Vários pacientes foram retirados de um dos principais hospitais de Cebu após um incêndio. Em Bohol, uma igreja do século XVI – no início da colonização espanhola – desabou, segundo Robert Michael Poole, um turista britânico.

Continua depois da publicidade