Um terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu o sudoeste da Indonésia nesta quarta-feira, às 19h49min no horário local (9h49min em Brasília). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve epicentro 808 quilômetros a sudoeste da cidade de Padang, a 10 quilômetros de profundidade.
Continua depois da publicidade
Equipes de resgate teriam localizado mortos e feridos, informou a Agência Nacional de Busca e Resgate, mas ainda não há detalhes sobre os casos. Também não há relatos de danos a estruturas.
Inicialmente, oficiais indonésios dispararam um alerta de tsunami para Aceh – destruída pelo tsunami de 2004 – e as regiões oeste e norte da ilha de Sumatra. Pouco mais de uma hora após o incidente, o alerta foi retirado. A magnitude do terremoto foi revisada diversas vezes pela USGS, que em um primeiro momento divulgou o tremor com intensidade de 8,2 graus.
O terremoto foi sentido fortemente em Padang, em Sumatra Ocidental, por alguns segundos, informou um jornalista da AFP na cidade. As pessoas saíram de suas casas para locais mais altos. Segundo o jornalista, havia uma sensação de pânico nas ruas.
Continua depois da publicidade
No entanto, segundo o USGS há uma “probabilidade baixa de vítimas e danos”. “Provavelmente as estruturas nesta região não serão afetadas”, acrescentou em seu site.
O presidente indonésio, Joko Widodo, estava na ilha de Sumatra no momento do terremoto, mas não se feriu.
A Indonésia se localiza no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas provoca uma forte atividade sísmica, e é atingida frequentemente por terremotos.
Continua depois da publicidade
AFP