Um terremoto de 7,7 graus atingiu a costa oeste do Canadá no sábado (madrugada deste domingo no Brasil). O epicentro fica a 139 quilômetros da cidade de Masset, a uma profundidade de 17 quilômetros. Os centros de alerta de tsunami do Pacífico e do Alasca informaram que há possibilidade de formação de ondas gigantes até o Havaí.

Continua depois da publicidade

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos estendeu o aviso ao Alasca, Vancouver e aos Estados americanos do Oregon e Califórnia. Moradores de zonas que podem ser atingidas por um possível tsunami foram alertadas para evacuação e seguir a regiões mais altas.

Momentos após o tremor, pelo menos outros oito abalos foram registrados nas proximidades do primeiro – o maior de 5,8 graus de magnitude. No entanto, conforme o serviço geológico dos Estados Unidos, não há relatos de estragos.

Segundo o geofísico do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, Gerard Fryer, o tremor mais forte ocorreu parcialmente sob a ilha Queen Charlotte e em águas rasas.

Continua depois da publicidade

– Temos que comemorar que aconteceu naquele local, pois se tivesse ocorrido em uma área populosa poderia ter causado danos significativos – disse Fryer em entrevista à CNN.