Um forte terremoto sacudiu a região da Cidade do México, nesta terça-feira, provocando pânico entre a população de 20 milhões de habitantes da capital mexicana, quando se relembra os 32 anos do terremoto que destruiu a cidade e matou mais de 10 mil pessoas em 1985. Na manhã desta terça-feira, as autoridades tinham feito uma simulação de sismo.

Continua depois da publicidade

— Estou consternada, não consigo conter o choro, é o mesmo pesadelo de 1985 — disse a mexicana Georgina Sánchez, de 52 anos.

O Centro Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey) estimou a magnitude do tremor em 7,1. O epicentro foi 7 quilômetros a noroeste da cidade de Chiautla de Tapia, Estado de Puebla.

Informações que circulam nas redes sociais mencionam o desabamento de vários edifícios, enquanto funcionários da Defesa Civil advertem a população para o risco de vazamento de gás.

— Não fumem! Há vazamentos de gás — gritavam os socorristas, enquanto corriam pelas ruas na região de Roma Norte.

Continua depois da publicidade

Até agora, as autoridades não deram nenhum informe de danos ou vítimas. Mexicanos narraram o momento em que o tremor foi sentido.

— Estava caminhando pela (rua) Colima e as janelas começaram a se mexer. Vi as pessoas correndo, começaram a gritar. Não queria me aproximar de nenhuma árvore. Tive de me jogar no chão — contou Leiza Visaj Herrera, de 27 anos.

— Ficou bastante forte. Os edifícios começaram a se mexer. As pessoas estão muito nervosas. Vi uma senhora que desmaiou — contou Alfredo Aguilar, de 43 anos.

O Aeroporto Internacional da Cidade do México foi fechado. Pelo Twitter, o presidente do mexicano, Enrique Peña Nieto, informou que convocou o Comitê Nacional de Emergências para avaliar a situação e coordenar as ações a partir de agora.

Continua depois da publicidade

Imagens das redes sociais, compartilhadas por mexicanos e veículos de comunicação locais, mostram a destruição na cidade causada pelo tremor.

Aguarde mais informações.

Continua depois da publicidade