Um terremoto abalou nesta terça-feira a região centro-sul do Peru. O epicentro do tremor, segundo autoridades, foi na Amazônia, na zona de fronteira com o Brasil. Houve alarme entre a população, mas não foram confirmados vítimas ou danos.
Continua depois da publicidade
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor atingiu 7,6 graus e teve seu epicentro situado na região de Madre de Dios, 173 quilômetros a noroeste da cidade de Iberia, na fronteira com o Acre.
De acordo com a imprensa peruana, o terremoto ocorreu às 17h45min local (20h45min Brasília) e foi percebido nas cidades de Cuzco, Tacna, Pucallpa e Arequipa, e também no norte do Chile e da Bolívia.
Leia todas as notícias de mundo
O epicentro estava a uma profundidade de 602 quilômetros, o que, segundo os especialistas, diminuiu os efeitos do tremor, mas ampliou seu alcance.
Continua depois da publicidade
– O movimento que é muito profundo se propaga muito mais, e por este motivo foi percebido em várias direções – disse Abraham Levi, diretor da organização privada de sismologia Ambiand.
– Neste momento persistem abalos secundários. Foi melhor ter ocorrido de dia porque de noite talvez houvesse consequências – disse à Rádio RPP o prefeito da cidade de Mollendo, José Ramos Carrera.
Segundo a RPP, habitantes de Arequipa e Cusco, no sul do país, saíram de suas casas em pânico. Em Arequipa, testemunhas falaram em até três tremores contínuos, que foram leves mas demorados.
O último terremoto de grande magnitude registrado no Peru ocorreu no dia 15 de agosto de 2007, com epicentro na costa, 40 quilômetros a oeste de Pisco, matando 595 pessoas.
Continua depois da publicidade
*AFP