Um terremoto que atingiu o Peru na noite deste sábado (9), com magnitude 5,7, foi sentido por brasileiros. Moradores do Acre e de Rondônia relataram sentir o tremor. Não há registro de feridos ou de danos nas cidades.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora as atividades sísmicas no mundo, o epicentro do abalo aconteceu a 13,5 km da superfície. Essa distância é muito pequena, se comparada aos demais terremotos. Isso fez com que o efeito do tremor fosse mais forte e chegasse ao Brasil.
Os tremores foram sentidos na Arena da Floresta, em Rio Branco, durante a final do campeonato acreano, entre Rio Branco x Humaitá. A Capital do Acre está localizada a cerca de 1,1 mil quilômetros do epicentro do terremoto, no Peru. Enquanto isso, Porto Velho, em Rondônia, está a 1,6 mil quilômetros do centro dos abalos.
> Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em sinal de alerta depois de décadas adormecido
Continua depois da publicidade
O epicentro dofenômeno foi registrado entre o Parque Nacional de Manú e o Parque Nacional Alto Purus. Apesar da grande intensidade e da pouca profundidade, os danos não foram extensos, já que a área é rodeada por mata.
“Senti aqui em Porto Velho, agora pouco, achei que estava com tontura”, escreveu uma moradora de Rondônia nas redes sociais. Comentários de espanto e de surpresa encheram a internet no final deste sábado (9).
Fenônemos naturais que podem atingir o Brasil
Leia também
Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país
Draga do alargamento em Balneário Camboriú vai gastar fortuna para reabastecer no PR