Há apenas seis décadas Guarujá do Sul era puro pinheiro. Quando cheguei aqui, há 58
Continua depois da publicidade
anos, as araucárias dominavam a paisagem. Eu era natural de Santa Rosa (RS) e, aos 27 anos, vim para Santa Catarina montar um comércio.
Além da oficina, criava porcos e cultivava alguma coisa para aumentar a renda. No início tinha duas serrarias, um bar e duas canchas de bolão. Os descendentes de alemães gostam muito deste jogo. Em dez anos acabaram com o mato. Os colonos que chegavam na região tinham que fazer roça para sobreviver e as árvores atrapalhavam. Muita madeira foi jogada fora. Pinheiro que não dava 5,5 metros de tora era descartado.
No início não havia energia elétrica. No ano seguinte foi instalada a usina hidrelétrica do Salto do Rio das Flores. Mas às vezes a energia falhava. Em 1961 houve a emancipação e o prefeito provisório foi Albino Caramori. Aos poucos a cidade foi desenvolvendo e a população melhorando as condições de vida. Gostei daqui, consegui montar um cartório, casei e criei minha família aqui, pois era um bom lugar para morar.
Temos uma situação privilegiada, que é a proximidade com a fronteira da Argentina. Aqui é bom de viver. É um lugar limpo, não tem banditismo, não há pobreza, não tem favela e ninguém pedindo esmola. Todo mundo tem trabalho. A tendência é que o município cresça.
Continua depois da publicidade
Frase do prefeito
– O município é bom de se morar e tem um povo hospitaleiro – José Carlos Foiatto
Saiba mais
População: 4.941 habitantes
Localização: Oeste de SC
Área: 100,54 quilômetros quadrados
Emancipação: 18/12/1961
Características: a economia é baseada na agricultura, indústria e comércio
Atrativos: turismo rural e ecológico
Particularidades: fica a 12 quilômetros da divisa com o Paraná e menos de 20 quilômetros
da fronteira com a Argentina
Curiosidades: Guarujá vem da língua tupi e significa aquário
Pontos turísticos: Salto do Rio das Flores