atanduvas é integrante das terras contestadas. Colonizada por caboclos, italianos, alemães e poloneses, a cidade teve sua emancipação política ainda em 1963.

Continua depois da publicidade

A erva-mate sempre representou uma parcela significativa no suporte econômico do município. A Capital Catarinense do Chimarrão se destaca por contar com cinco ervateiras, estando entre as maiores produtoras de erva-mate, atividade que tem valor considerável na difusão da cultura e do turismo catanduvense, impulsionando a criação da Festa do Chimarrão.

É considerada uma cidade de localização privilegiada. Tem acesso pelas BR-282, SC-454 e SC-463, clima mesotérmico seco e temperatura média anual de 16ºC, o que possibilita o consumo quase diário do tradicional mate amargo.

A agricultura é marcante na economia local e o município conta com diversas propriedades rurais, distribuídas pelas comunidades de Águas Claras, Banhado Grande, Gramado Bonito, Jacutinga, Vera Cruz, Pedra Lisa, São José, Assentamento Santa Rita e Assentamento 25 de Julho.

Catanduvas, cidade acolhedora que, em parceria com várias entidades vem buscando diversificar as atividades culturais e se preparar para o turismo. Com grande potencial, o município busca viabilizar alternativas de lazer e entretenimento, divulgando nossa história, destacando os costumes e tradições deste povo hospitaleiro, que constrói a cada dia este lugar.

Continua depois da publicidade

Gisa Aparecida Giacomin

prefeito

_ A nossa cidade é incrível porque oferece muitas oportunidades.

SAIBA MAIS

População: 9.746 habitantes

Localização: Meio-Oeste, a 22 km de Joaçaba

Área: 198,03 quilômetros quadrados

Emancipação: 22/1/1963

Características: de colonização alemã, italiana e polonesa, a economia é baseada na agricultura

Particularidades: Capital do Chimarrão em SC

Pontos turísticos: Cachoeira da Linha Passo Grande, Fonte Prodigiosa, Casa da Cultura, Cine Clube Caiguá, Monumento Marco do Chimarrão e CTG Querência do Chimarrão