A pequena Urupema, na Serra Catarinense, voltou a mostrar por que é considerada o lugar mais frio do Brasil. Ao amanhecer desta quarta-feira, a cidadezinha de 2,5 mil habitantes e localizada a 200 quilômetros de Florianópolis registrou temperatura de –6,8ºC, segundo o metereologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski. Foi a mais baixa do ano até agora, e será necessária uma onda de frio muito intensa daqui para frente para que este valor seja superado em 2013.
Continua depois da publicidade
Leandro Puchalski não conseguia confirmar no início da manhã se a temperatura representa algum recorde para o mês de maio, mas é fato que, em relação ao outono, outros anos já registraram dias mais frios, como em 8 de junho de 2012, quando Bom Jardim da Serra registrou -9,2ºC, a mais baixa das últimas duas décadas no Brasil e a sétima menor da história. Naquela ocasião, Urupema ficou com -8,4ºC.
>> Galeria de fotos: Madrugada mais fria do ano em SC
Nesta quarta, praticamente todas as cidades da Serra Catarinense tiveram temperaturas negativas, bem como algumas do Meio-Oeste e Planalto Norte. Uma geada forte pintou de branco os campos e proporcionou belas imagens.
Continua depois da publicidade
Com o aparecimento do sol, o gelo derreteu rapidamente e a temperatura subiu. Às 8h, Urupema já registrava -1,5ºC. A tendência é que, ao longo do dia, os termômetros subam e a tarde fique agradável.
Para quinta-feira, a previsão é de que o frio continue, mas com menos intensidade. Já na sexta-feira a temperatura deve começar a subir e o frio vai embora de vez. Leandro Puchalski diz que, no curto prazo, não há previsão de uma nova onda de frio intenso em Santa Catarina.
– Foi um frio muito forte, mas é normal para o outono. Só que para bater os -6,8ºC de hoje (quarta) será necessário fazer muito frio, pois é uma temperatura bastante baixa – disse Puchalski.
Continua depois da publicidade