Terminaram nesta quarta-feira as obras na tubulação de esgoto rompida domingo. O vazamento havia causado contaminação da água do mar. Durante a noite de terça-feira foram trocados os registros e quarta-feira pela manhã os tubos foram concretados. Segundo o diretor do Departamento de Regulação e Controle do município, Jacir Antônio Rambo, não há risco de novos vazamentos.

Continua depois da publicidade

Apesar da situação ter sido controlada, a praia segue interditada no trecho atingido pelo vazamento e, segundo o diretor da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (Faaci), Juaci do Amaral, deve permanecer assim até o final da semana.

– Esperamos que nesta quinta ou sexta-feira saia o resultado do teste de balneabilidade feito pela Fatma. Até lá, vamos manter a interdição.

A Faaci aguarda também um laudo da companhia Águas de Itapema, responsável pelo saneamento no município, que deverá revelar a quantidade de esgoto despejada no mar durante o vazamento, que durou 15 horas ininterruptas. Com base nos dados, a intenção é elaborar uma multa que deverá ser aplicada a empresa que causou a perfuração, contratada pela Autopista Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

O rompimento da tubulação ocorreu na Marginal Oeste. Para consertar o estrago, foi preciso abrir a estação elevatória da Rua 205 e uma comporta, o que fez com que o esgoto chegasse à praia.

Ainda na madrugada de segunda-feira, a areia atingida pelo vazamento foi retirada e levada para o aterro sanitário.