O Terminal Cidade de Florianópolis, de onde partem as linhas dos ônibus executivos da Capital, teve as atividades paralisadas na manhã desta terça-feira (17). Os amarelinhos, como são popularmente conhecido os coletivos, não saíam. No local, eram deixados apenas os passageiros que chegavam com os ônibus que partem dos bairros e dos municípios da região. A paralisação teve início às 7h e está prevista para durar até 10h.
Continua depois da publicidade
Quatro plataformas foram bloqueadas. Os passageiros estão embarcando na quinta plataforma, próxima à praça Fernando Machado. Os veículos estão estacionados no bolsão localizado ao lado da praça.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) e o Consórcio Fênix, não há linhas de ônibus suspensas, a paralisação afeta apenas o local de embarque dos usuários do transporte coletivo.

Ricardo Freitas, diretor do Sintraturb, afirma que a paralisação não diz respeito aos ônibus, que estão funcionando normalmente nesta manhã.
— Logo cedo conversamos com a empresa para que eles montem uma logística no entorno do terminal. É uma paralisação do terminal. Se não for tomada uma medida urgente, nós vamos interditar o terminal — ressaltou em entrevista à NSC TV.
Continua depois da publicidade
O objetivo da ação é buscar melhorias para a unidade por causa de problemas estruturais e de segurança do prédio, de acordo com ele.
— É um perigo para quem trabalha e para quem usa. A limpeza é horrível. Falam de reforma, mas foi uma maquiada. Neste fim de semana, um trabalhador foi violentamento agredido. [O problema do terminal] é uma questão de saúde e de segurança pública — explicou Freitas.
Conforme o Sintraturb, cerca de 30 mil pessoas usam por dia o terminal, de onde saem linhas do sistema executivo que operam na Ilha e em Biguaçu, Jotur e Estrela, responsáveis pelo transporte interestadual da Grande Florianópolis. Além disso, ônibus com destino aos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos também saem do local.
Uma das plataformas do terminal está interditada desde o dia 6 de setembro após parte da estrutura de concreto ter caído em um ônibus ao ser atingida por um caminhão da Comcap. Ninguém ficou ferido na ocasião.
Continua depois da publicidade

Sintraturb pede melhorias e mais segurança
O diretor de comunicação do Sintraturb, Deonisio Linder, afirma que a reivindicação por melhorias no local é antiga. De acordo com ele, no local não há sanitários adequados para quem precisa utilizar os ônibus, entre outros problemas de infraestrutura.
— É uma vergonha isso. [Os usuários] pagam por uma tarifa cara, pagam por uma manutenção do transporte e não tem o conforto adequado. Foi feito uma minirreforma aqui, há cerca de um mês atrás, mas não foi suficiente — afirmou.
Outra reivindicação dos trabalhadores é por mais segurança no local, que encontra-se em situação de abandono, principalmente nos fins de semana, de acordo com José Ademir da Cruz, motorista da linha de Santo Amaro da Imperatriz.
— Só fica a gente, não tem segurança nenhuma. É um risco para a população, para nós [os motoristas] e para todo mundo — disse.
Continua depois da publicidade
De acordo com Linder, há cerca de dois anos, as empresas contrataram seguranças privados que supervisionava o terminal por 24 horas.
— Tinha melhorado muito essa situação. Infelizmente, não teve mais o investimento por parte das empresas e voltou a ter abandonado dessa situação. A gente sabe que a situação dos moradores de rua é complicado de se lidar. Eles não são lixos urbanos, e muito têm a necessidade da droga, mas tem que ter um trabalho conjunto com a Prefeitura e as secretarias para melhorar essa situação — finalizou.
Contraponto
Em nota, a Prefeitura de Florianópolis afirmou que se reunirá nesta terça, às 10h30min, com a Defesa Civil, a Guarda Municipal, a Secretaria de Transporte e Planejamento Urbano e o Sintraturb para discutir a questão da segurança no Terminal Cidade de Florianópolis.
"A estrutura recebeu melhorias feitas pela administração municipal e aguarda retorno do Governo do Estado para realizar uma intervenção ainda maior, que visa trazer uma ressignificação e revitalização para o local. Lembrando que o transporte público não está paralisado, os ônibus que chegam no Terminal estão seguindo o itinerário normalmente", disse.
Continua depois da publicidade
*Com informações da repórter Juliana Gomes, da CBN Diário