Encerrou sem transtornos significativos a operação padrão dos agentes da Polícia Federal (PF) realizada das 13h às 15h no Aeroporto Salgado Filho, na Capital.
Continua depois da publicidade
Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no Rio Grande do Sul (Sinpef-RS), todos os passageiros que embarcaram em 12 voos durante as duas horas de mobilização passaram pelo sistema de procurados e impedidos.
Apesar de o procedimento ter deixado o embarque mais demorado, tanto a entidade quanto a Infraero asseguram que a operação não causou transtornos relevantes no terminal. Durante as duas horas, o Salgado Filho registrou duas partidas atrasadas, mas as causas não poderiam ser atribuídas necessariamente à operação padrão, sustenta a Infraero.
Segundo o Sinpef-RS, devido à falta de pessoal a averiguação de procurados e impedidos é normalmente feita por amostragem e o sistema é operado por terceirizados.
O protesto do agentes, que também acontece em outras cidades e aeroportos, é contra a terceirizações de serviços que deveria ser exclusivos da PF e a precarização de questões de segurança.
Continua depois da publicidade