Termina às 19h desta quinta-feira o prazo para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação. Sem isso, o título será cancelado e o eleitor não poderá, por exemplo, obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições governamentais.

Continua depois da publicidade

A Justiça Eleitoral lembra que o prazo vale apenas para quem não votou nas três últimas eleições. Quem quer apenas transferir domicílio eleitoral, tirar nova via do documento, atualizar endereço ou regularizar a ausência em apenas uma eleição, pode fazê-lo em outro dia e evitar as fila.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais 34,2 mil pessoas estão em situação irregular em Santa Catarina. Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa.