Termina nesta quinta-feira o prazo para o eleitor que não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições acertar as contas com a Justiça Eleitoral. Em Santa Catarina, mais 34,2 mil pessoas estão sob em situação irregular, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Continua depois da publicidade
Para saber se está em dia, o cidadão pode buscar informações no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o www.tse.jus.br. Para regularizar o documento, basta procurar o cartório eleitoral com documento oficial com foto e o título. Quem votou ou justificou a falta, mas consta como irregular, precisa apresentar os comprovantes. É necessário pagar multa de R$ 3,51 por turno – o boleto é impresso no cartório, mas tem de ser pago no banco.
Quem não puder pagar, deve pedir dispensa, que é analisada na hora. No caso dos eleitores que estão no exterior, a quitação pode ser feita por algum familiar, desde que tenha em mãos os documentos. O eleitor que não acertar as contas com a Justiça está sujeito a uma série de restrições, entre as quais não poder tirar passaporte e nem se matricular em uma instituição pública de ensino. Quem não estiver em dia e não procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação terá o título automaticamente cancelado entre os dias 10 e 12 de maio.