A Taça Projeto Baleia Franca de Surf terminou no domingo com a realização da quarta e última etapa, em Itapirubá, litoral Sul catarinense.

Continua depois da publicidade

Dionata Monteiro foi o destaque do fim de semana, faturando o título de duas categorias, a iniciantes e a open masculina. Os demais campeões foram Pedro Davi na infantil, Jatyr Soares na mirim e Brenda Rodrigues na open feminina.

Com os resultados da quarta etapa, Dionata Monteiro garantiu o título do circuito nas categorias iniciantes e mirim. Persio Nobrega foi o campeão geral na infantil.

O circuito foi destinado a surfistas de até 16 anos, divididos nas categorias infantil (até 12 anos), iniciantes (até 14 anos) e mirim (até 16 anos).

A última etapa também contou com as categorias open feminina e open masculina. As disputas ocorreram nos quatro finais de semana do mês de setembro nas praias de Jaguaruna, Laguna, Garopaba e Imbituba, localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, uma unidade de conservação delimitada, ao norte, por Florianópolis e, ao sul, pelo Balneário Rincão.

Continua depois da publicidade

No sábado, enquanto os surfistas competiam nas ondas da Praia Sul de Itapirubá, uma baleia franca adulta foi avistada em passeio pela Praia Norte. Já no domingo, uma fêmea com filhote foi vista na Praia Norte logo depois do término do campeonato.