O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou nesta quarta-feira que considera estranho e, ao menos, suspeito que vários líderes da América Latina tenham sofrido de câncer e sugeriu que a doença poderia não ter causas naturais.

Continua depois da publicidade

Citando experimentos médicos dos Estados Unidos realizados na Guatemala na década de 1940 e revelados recentemente, Chávez expressou que não está acusando Washington e que não tem nenhuma prova, mas se perguntou:

– Seria estranho que (os americanos) tenham desenvolvido uma tecnologia para induzir o câncer e ninguém sabe até agora e descobrir isto dentro de 50 anos ou mais?

E prosseguiu com as suspeitas:

Continua depois da publicidade

– É muito difícil explicar a esta altura já com a lei das probabilidades, por exemplo, o que tem acontecido a alguns dos nossos líderes da América Latina – afirmou o líder venezuelano em discurso televisionado, ao referir-se ao anúncio do diagnóstico de câncer de tireoides da aliada argentina Cristina Kirchner.

Chávez costuma dizer que Washington tem um complô para derrubá-lo, mas estas últimas declarações foram muito além das suspeitas de conspiração.

– Ao menos estranho… muito estranho que o Lugo tenha tido câncer – afirmou, em alusão ao linfoma maligno na virilha do presidente paraguaio Fernando Lugo, que está sob tratamento.

Continua depois da publicidade

Ressaltou que a presidente Dilma Rousseff concluiu com sucesso, em agosto, um tratamento contra um tumor maligno no braço esquerdo pelo qual foi sofreu uma intervenção cirúrgica em 2009, quando era candidata à presidência. E lembrou do recente caso de Luiz Inácio Lula da Silva que foi diagnosticado com um câncer na laringe em novembro deste ano.

– Dilma, ainda bem que se recuperou (…) e agora Cristina. É um pouco difícil de ser explicado.

Chávez se submeteu em junho a uma operação em Cuba para remover um tumor cancerígeno na região pélvica. O mandatário não revelou onde estava localizado o tumor nem o tipo de câncer que foi diagnosticado.

Continua depois da publicidade