O início do terceiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para 3 de setembro, devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão era de que a prova fosse realizada neste final de semana.
Continua depois da publicidade
Prepare-se para o Enem com o AppProva
Um ano após denúncia de fraude nas cotas, UFRGS reinicia processo
O simulado, promovido pelo governo federal, destina-se a quem está se preparando para o Enem. Para participar, basta se cadastrar no site Hora do Enem. Os estudantes têm quatro horas para resolver 80 questões. De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil. Entre os motivos averiguados pela Geeki, estão o longo prazo que o simulado ficou disponível – estudantes alegaram que acabaram esquecendo de acessar a prova – e as férias escolares. Na terceira edição, com a proximidade do Enem, que será nos dias 5 e 6 de novembro, a expectativa é de que o número de acessos aumente.
Até a próxima semana, será definido o período em que o terceiro simulado ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio. O segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nos últimos simulados, a maioria das perguntas era de provas anteriores do Enem.
Agora, os estudantes que fizeram as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavam distantes de serem aprovados no curso que escolheram. O simulado faz parte da iniciativa Hora do Enem, portal que oferece também um plano de estudos individual para cada estudante.
Continua depois da publicidade
Está previsto ainda um quarto simulado, que será disponibilizado a partir de 8 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.