Até o final de março, os motoristas poderão contar com a terceira faixa da Via Expressa Continental, no sentido Florianópolis-São José. A previsão é do superintendente do Dnit em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa.

Continua depois da publicidade

— Está bem avançado. A terraplenagem está concluída — avaliou Caironi em entrevista ao Direto da Redação desta sexta-feira.

No sentido São José-Florianópolis, pelo ritmo atual da obra o Dnit acredita na liberação da terceira faixa em julho. O prazo original previsto para a entrega da obra é de 10 meses, o que vence em setembro.

— No sentido São José-Florianópolis, não está concluída a drenagem. Tem problema com postes que precisam ser retirados na Almirante Tamandaré. Fizemos iluminação provisória para não ficar inseguro.

Para permitir a liberação do trecho entre a ponte Colombo Salles e a BR-101, o canteiro central será mais estreito na região do viaduto sobre a Almirante Tamandaré, em Coqueiros, para permitir o trânsito em três pistas. O projeto de ampliação da passagem de nível fica para mais adiante.

Continua depois da publicidade

— Na próxima fase da obra vamos alargar os viadutos. O projeto completo para a Via Expressa é de R$ 500 milhões.

A obra atual, porém, se limita à construção da terceira faixa, nos dois sentidos, tinha orçamento de R$ 36 milhões, e foi licitada por R$ 26 milhões. O projeto completo prevê obras de arte, áreas de recuos para carros com problemas mecânicos e implantação do corredor de ônibus BRT.

Carioni explicou que a ideia de liberar inicialmente o trecho da ponte até a Avenida Governador Ivo Silveira foi descartada:

— Não adiantaria liberar a pista de dia e ter de fechar para concluir trabalhos à noite — justificou.

Continua depois da publicidade

A chuva forte de quinta-feria não prejudicou a obra.Trabalhamos para entregar dentro do compromisso de 10 meses. Seria setembro. Estamos tentando fazer outras melhorias, como baias para carros com problemas mecânicos pararem.

Na entrevista, Ronaldo Carioni dá mais detalhes do andamento da obra e fala sobre a concessão da BR-101.