A terceira pesquisa eleitoral do instituto Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30) mostra novamente o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) na dianteira da corrida para o Senado nas Eleições 2022 em Santa Catarina. O candidato tem 31% dos votos válidos. O resultado, no entanto, é seis pontos percentuais menor do que os 37% obtidos por ele na pesquisa anterior, divulgada em 20 de setembro.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022

O resultado se refere aos votos válidos, que excluem as intenções de voto em branco, nulos ou pessoas que não responderam à pesquisa. O número é considerado pela proximidade das eleições, já que é desta forma que a Justiça Eleitoral totaliza e divulga o resultado oficial da votação.

Depois de Colombo, aparece o candidato Jorge Seif (PL), com 19% dos votos válidos. Ele que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL) no Estado cresceu seis pontos em relação à pesquisa anterior, quando tinha 13% dos votos válidos.

Seif é seguido pelo senador candidato à reeleição Dário Berger (PSB), que somou 16%. Ele tinha 18% dos votos válidos na última pesquisa, portanto, oscilou dois pontos para baixo, o que fica dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou para menos. Seif e Dário estão em empate técnico na segunda colocação, considerada a margem de erro.

Continua depois da publicidade

> Apuração das eleições em tempo real em todas as regiões do Brasil

O candidato Kennedy Nunes (PTB) tem 11% e Celso Maldaner (MDB) aparece em seguida, com 10%. Pela margem de erro, os dois estão empatados tecnicamente.

Os outros cinco candidatos aparecem com 4% ou menos de intenção dos votos válidos. Luiz Barbosa (Novo) aparece com 4%, seguido por Afrânio Boppré (PSOL), Caroline Sant’anna e Hilda Deola, todos com 3% cada. Gilmar Salgado, do PSTU, tem 1%. Todos estão tecnicamente empatados, segundo a margem de erro.

Veja gráfico dos votos válidos para senador em SC

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022

Votos totais

Nos resultados de intenções de voto totais, que incluem intenções de voto em branco, nulos e indecisos, Colombo aparece com 23%. No levantamento anterior, ele tinha 26%. Seif agora aparece em segundo lugar ao passar de 9% para 14% entre os votos totais. Dário surge em seguida, com 12%. Há empate técnico entre Dário e Seif considerando a margem de erro.

Continua depois da publicidade

Nesse cenário de votos totais, brancos e nulos, que eram 8% na última pesquisa, em 20 de setembro, agora somaram 9%. Entrevistados que não sabem ou não responderam equivalem a 18%.

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro e entrevistou 1008 pessoas em 40 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

Os resultados se referem à pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos confirmados para as eleições.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

​Receba notícias do DC via Telegram

FICHA TÉCNICA

Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 28 e 30 de setembro de 2022

Amostra: 1008 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Continua depois da publicidade

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-07610/2022

Registro no TSE: sob o número BR-02209/2022

Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também

Apuração das eleições em tempo real em todas as regiões do Brasil

Padre Kelmon é padre ou não? Veja história de candidato que irritou Lula

Vencedores, viradas, quem mais concorreu: o panorama eleitoral de SC em 40 anos

Quem é prefeito de Santa Catarina que foi citado no debate da Globo

Eleições 2022: dados mostram como a votação será histórica