A terceira pesquisa Ipec para o governo de SC contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30) avaliou possíveis disputas de segundo turno na eleição estadual. A pesquisa considerou os 10 cenários possíveis envolvendo os cinco candidatos que somaram dois dígitos na segunda pesquisa do instituto na corrida para o governo do Estado, divulgada em 20 de setembro.

Continua depois da publicidade

AO VIVO: colunistas da NSC analisam resultados da pesquisa IPEC

​Receba notícias do DC via Telegram

Foram testados todos os cenários possíveis de segundo turno envolvendo Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil) e Décio Lima (PT). Os números apresentados são os dos votos totais, que consideram também intenções de voto em branco, nulos e entrevistados que não responderam.

Os resultados da pesquisa indicam que Jorginho Mello venceria a maioria dos cenários de segundo turno. Ele ganharia as disputas contra Amin, Gean e Décio Lima. No cenário com Moisés, há um empate técnico no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais, mas ainda assim o candidato do PL aparece numericamente à frente — 42%, contra 36% de Moisés.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Continua depois da publicidade

Já o candidato do PT, Décio Lima, perderia para os outros candidatos em todos os cenários de segundo turno em que aparece.

Nos demais cenários que não envolvem Jorginho nem Décio, há empate técnico entre os dois adversários. É o caso da simulação com Amin e Moisés (40% a 39%, respectivamente), Moisés e Gean (39% a 38%) e Amin e Gean (39% a 37%).

Confira gráficos de cenários de segundo turno em SC

Jorginho x Moisés

Amin x Moisés

Amin x Jorginho

Gean x Moisés

Décio x Moisés

Gean x Jorginho

Décio x Jorginho

Amin x Gean

Décio x Amin

Décio x Gean

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro e entrevistou 1008 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. O resultado é referente à pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos.

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Entenda a diferença de votos brancos e nulos no vídeo

Leia também

Padre Kelmon é padre ou não? Veja história de candidato que irritou Lula

Continua depois da publicidade

Partidos vencedores, viradas, quem mais concorreu: o panorama eleitoral de SC em 40 anos

Quem é prefeito de SC citado no debate da Globo

Eleições 2022: dados mostram como a votação será histórica