A terceira e mais importante fase da série B do Campeonato Catarinense começa nesta quarta-feira. Camboriú, Concórdia, Guarani de Palhoça e Inter de Lages superaram os outros seis concorrentes após 18 rodadas disputadas durante três meses. E dos quatro, apenas dois sobem para a elite estadual do próximo ano.

Continua depois da publicidade

No quadrangular final, todos se enfrentam em jogos de ida e volta em sistema de pontos corridos. Ao fim da sexta rodada, os dois melhores colocados disputarão o título da competição. Uma conquista almejada, porém, simbólica, uma vez que os finalistas já terão garantido presença na série A de 2015.

Neste contexto, quem larga na frente são Inter de Lages, campeão do primeiro turno, e Camboriú, campeão do segundo. Por essas conquistas, ambos entrarão na terceira fase com um ponto de vantagem cada em relação a Concórdia e Guarani.

O quadrangular começa nesta quarta, às 20h, com o Concórdia recebendo o Inter no Estádio Domingos de Lima. Já às 20h30min, o Guarani recebe o Camboriú no Renato Silveira.

Camboriú foi campeão do returno. Foto: Rafael Nunes

Continua depois da publicidade

Campeão do returno com 23 pontos e segundo colocado na classificação geral com 34, o Cambura teve 10 vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 18 jogos. Dos quatro clubes que disputarão a terceira fase, é o que tem o pior ataque e a pior defesa, com 31 gols marcados e 20 sofridos, num saldo de 11. O Camboriú é também o time menos disciplinado entre os quatro, com 48 cartões, sendo 43 amarelos e cinco vermelhos.

Aliás, foi o segundo time que mais tomou cartões entre os 10 do campeonato, menos apenas que o Caçador, com 42 amarelos e nove vermelhos, num total de 51, e que acabou rebaixado para a série C de 2015 por ter terminado em último lugar na classificação geral, com apenas nove pontos.

Contra os adversários do quadrangular, o Camboriú conquistou sete dos 18 pontos possíveis nos dois primeiros turnos.

Concórdia é o time com o melhor ataque. Foto: Jocimar Soares

O Concórdia brigou literalmente até o último minuto da última rodada com o Inter de Lages pelo título do primeiro turno, mas acabou com 19 pontos, um a menos que o time da Serra. Porém, não perdeu nenhuma partida e foi o único invicto. Já no returno o clube do Oeste não fez uma boa campanha e terminou apenas na quinta posição, com 14 pontos, nove atrás do líder Camboriú.

Continua depois da publicidade

Na classificação geral, o Concórdia terminou em terceiro, com 33 pontos, e consolidou duas importantes marcas: tem o melhor ataque de toda a competição, com 34 gols, e ao lado do Inter foi o time que menos perdeu, com apenas três derrotas.

Contra os adversários do quadrangular, o Concórdia conquistou seis dos 18 pontos possíveis nos dois primeiros turnos.

Guarani teve classificação dramática. Foto: Cristiano Estrela

Dos quatro times que avançaram para a terceira fase, o Guarani foi o que teve mais dificuldades, garantindo a classificação para o quadrangular final apenas na última rodada.

No primeiro turno o Bugre terminou em terceiro, com 16 pontos, e no returno ficou na quarta posição, com 14. E como havia perdido três pontos por usar um jogador supostamente irregular no primeiro turno contra o Tubarão, precisou decidir a vaga no jogo derradeiro contra o próprio Tubarão, que vinha logo atrás.

Continua depois da publicidade

Melhor para o Bugre, que terminou em quarto lugar na classificação geral, com 30 pontos, apenas dois à frente do Peixe do Sul do Estado. Contra os adversários do quadrangular, o Guarani conquistou cinco dos 18 pontos possíveis nos dois primeiros turnos.

Inter foi o campeão do primeiro turno. Foto: Nilton Wolff

Time que mais atrai público aos seus jogos e campeão do turno com 20 pontos após vitória por 1 a 0 contra o Caçador com gol no último minuto de jogo, o Inter de Lages chegou na frente também na classificação geral, com 39.

Em 18 jogos, foram 12 vitórias, três empates e três derrotas. O Leão Baio tem a melhor defesa da competição, com 12 gols sofridos, e o segundo melhor ataque, com 33, o que lhe garante o saldo mais positivo: 21.

O Inter é também o time mais disciplinado do campeonato, com 35 cartões amarelos e apenas dois vermelhos (37 ao todo). O segundo melhor clube neste quesito foi o Blumenau, que acabou na sexta posição e recebeu 36 cartões amarelos e três vermelhos, num total de 39. Contra os adversários do quadrangular, o Inter conquistou 12 dos 18 pontos possíveis nos dois primeiros turnos.

Continua depois da publicidade