A terceira edição do The Up Day reuniu empresários e profissionais de marketing digital em Florianópolis nesta quinta-feira (16) para apresentar e debater as novidades do setor. Das 14h às 19h, seis palestrantes falaram para 219 inscritos sobre temas que foram desde a experiência do usuário em mobile até ferramentas para conseguir mensurar as métricas de audiência.

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Quem abriu o evento foi Felipe Morais, gerente de planejamento e inovação, que apresentou dados e estratégias de como as empresas digitais estão superando em faturamento e audiência várias marcas centenárias que estavam consolidadas no mercado. Morais também foi enfático em destacar que as redes sociais não são apenas “memes” ou mídia patrocinada, mas sim um potencial canal de relacionamento com os clientes.

O manager de produto mobile Horácio Soares apresentou-se em seguida. Entre as dicas do palestrante estão a importância de testar os projetos com o público para medir o desempenho e criar conteúdos no mobile que sejam realmente interessantes para o usuário. Por fim, Soares deu vários exemplos de como usar layouts só porque “estão na moda” pode não atender o que o cliente precisa.

Gabriel Casara, ex-diretor de marketing e mídias digitais da RBS SC, iniciou a palestra destacando que as empresas gastam muito tempo tentando prever o futuro e deixam de analisar as atuais ferramentas disponíveis para obter mais resultados. Ao longo de sua apresentação, Casara destacou softwares que auxiliam as empresas a definir métricas e entender a preferências dos clientes em diversos canais de comunicação.

Após três apresentações sobre formas para melhorar o desempenho online, José Vitor diversificou a programação ao falar sobre direito digital. O advogado apresentou dicas para que as empresas consigam se resguardar juridicamente, desde mudanças no SEO do site até itens do Marco Civil da internet que as empresas regularmente não cumprem.

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A consultora Camila Renaux falou sobre a importância de criar referências para definir o desempenho das campanhas, com dicas de métricas que vão desde o ROI (que é a relação entre o investimento e o retorno que o investimento gera) até a taxa de conversão do funil de leads. Ela ainda destacou que algumas métricas do Google Analytics devem ter atenção especial, como origem de tráfego e links mais acessados.

Ao som de heavy metal, o gestor de marketing Olimpio Araujo Junior assumiu o palco para encerrar o evento. Após enfatizar que “o maior erro no marketing é você fazer o que todo mundo está fazendo”, ele explicou a importância de buscar ideias em diferentes lugares para criar um produto específico para o seu público.

Veja abaixo como foi a cobertura em tempo real do evento.