A terapeuta Mari Maruyama, das clínicas Luiza Sato, dá a seguir dicas de como realizar massagens nos pés com base nos conceitos da reflexologia, terapia alternativa que defende que o toque em pontos específicos dos pés e pernas aliviam dores e níveis de estresse em outras partes do corpo. Além do relaxamento, a terapia deixa os pés hidratados e macios.
Continua depois da publicidade
Confira o passo-a-passo:
:: Comece com o escalda-pés. Encha um recipiente – balde ou bacia funda – com água bem quente até a altura do tornozelo e coloque um punhado de sal grosso ou sais perfumados, como os de flor de cerejeira e chá branco ou os de erva doce e alecrim. Deixe os pés imersos por 15 minutos.
:: Depois, deite por mais 15 minutos com os pés elevados para diminuir os inchaços nas pernas e pés.
Continua depois da publicidade
:: Sente-se com as pernas esticadas sobre a cama e com um creme massageie com pressão suportável e em movimentos no sentido horário cada pé por 10 minutos.
:: Use um pedaço de bambu e pise nele indo para frente e para traz durante cinco minutos para cada pé.
:: Quem sofre dos sintomas da TPM pode massagear as áreas que correspondem ao baço (pé esquerdo), rins e fígado (no pé direito), entre o quarto e quinto dedo.
Continua depois da publicidade
:: Para dor de cabeça, massageie a região do dedão, amassando-o com as mãos e pressionando com o polegar.
:: Em casos de ansiedade, massageie toda a área dos pés. E para fadiga, a área central, que corresponde ao plexo solar e rins.
:: Mari sugere que a massagem seja feita no fim do dia, de preferência um pouco antes de se deitar.
:: Para corredores, o ideal é colocar os pés em água com gelo após o treino.