Por que os homens traem? Esta foi a pergunta que o terapeuta de casal americano Gary Neuman passou um ano tentando responder. O resultado virou o livro The Truth About Cheating (A verdade sobre a traição, em inglês), recém-lançado nos Estados Unidos. Nele, o especialista traz respostas de um levantamento feito com 200 homens, além da revisão de diversos estudos sobre o tema.
Continua depois da publicidade
A principal descoberta de Neuman é que a maior motivação para pular a cerca não é o sexo, mas a necessidade de intimidade. Cerca de 48% dos participantes afirmaram que traíram suas parceiras quando se sentiram pouco importante ou “invisíveis”, e apenas 8% buscaram outra parceira quando o sexo no casamento ficou ruim.
– Na cultura ocidental, existe a ideia de que o homem estará feliz na relação se a vida sexual for boa. Mas isto é um engano. Eles querem que suas esposas digam que eles são especiais, que a vida é melhor com eles e por aí vai. Homens também querem ser apreciados e valorizados – escreve o terapeuta.
O livro também indica com o que as mulheres ciumentas devem – ou não – se preocupar. Aquela amiga linda, por exemplo, não chega a ser uma ameaça. Apenas 12% dos homens afirmam ter traído a parceira com uma mulher muito mais bonita do que a esposa ou a namorada.
Mas é melhor ficar de olho naquele grupo de amigos festeiros ou naquele colega especialmente mulherengo: 77% dos homens traidores tinham um amigo próximo que também tinha pulado a cerca.
Continua depois da publicidade
– Não dá para proibir que seu parceiro saia com este ou aquele amigo, mas é bom saber que certas amizades e locais estimulam a traição – afirma o terapeuta.
Para diminuir os riscos, a estratégia de Neuman é simples: basta conviver mais com outros casais e incentivá-lo a fortalecer a amizade com amigos comprometidos.
Se quiser saber o local mais provável para uma traição, esqueça as festinhas e as boates. A maioria dos homens trai no happy hour com o pessoal do trabalho, muitas vezes com uma colega que já conhece há tempos.
– Apenas 6% dos homens costumam trair em uma noitada. É mais comum a traição acontecer no escritório, geralmente com uma colega que faz elogios ao seu trabalho, olha para ele como um mentor e busca espelhar seus sucessos nos sucessos dele – completa o terapeuta.
Continua depois da publicidade
Antes de ficar paranóica, achando que a traição pode acontecer a qualquer momento, Neuman recomenda uma conversa franca com o parceiro. No livro, ele explica que estabelecer limites e deixar claro o que é ou não traição para cada um faz toda a diferença no sucesso ou no fracasso da relação:
– Cada casal deve entender o que é traição. Paquerar na internet ou tomar uma cerveja com uma amiga pode ser problema para alguns, mas não para outros.