O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu encaminhar nesta segunda-feira todas as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara federal de Curitiba.
Continua depois da publicidade
No mesmo despacho, ele também determinou a anulação dos áudios interceptados por Moro envolvendo a presidente afastada Dilma Rousseff. Dilma foi captada em uma conversa com o ex-presidente em que o avisa sobre o envio de um documento.
Leia mais:
MPF pede suspensão dos direitos políticos de Cunha por 10 anos
Lava-Jato pede a Portugal que localize suposto pagador de Eduardo Cunha
Continua depois da publicidade
Justiça impõe obrigações para que Japonês da Federal utilize tornozeleira
Entre as investigações que devem voltar para Moro estão a que envolve se Lula é ou não dono de um sítio em Atibaia e de um triplex em Guarujá. As investigações que envolvem Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff permanecem no Supremo, porque a petista ainda detém foro.
Sobre as escutas, Teori afirma que o juiz de Curitiba usurpou a competência do STF ao divulgar e fazer gravações de pessoas que detinham foro privilegiado. O ministro do Supremo também diz que a nulidade da prova colhida deve ser penas das escutas telefônicas captadas após a decisão que determinou o encerramento da interceptação.
Leia todas as notícias sobre a Operação Lava-Jato
