A fragmentação no cenário nacional se repete em menor grau nos principais estados do país. Em Pernambuco, Minas Gerais e na Bahia, hoje são quatro pré-candidatos. No Paraná e no Distrito Federal são cinco os nomes que despontam, no Rio de Janeiro são sete e em São Paulo, nove. Do Rio Grande do Sul vem o maior número: 12.

Continua depois da publicidade

Em todos os estados em que isso é possível (RS, BA, PE e MG), os atuais governadores tentam a reeleição, enquanto em SP, RJ e PR, a maioria é de representantes já tradicionais da política local que tentam chegar ou voltar ao poder.

As duas principais novidades — embora a primeira não sejam mais tão novidade assim no quadro eleitoral — são de São Paulo e Rio de Janeiro. No estado mais populoso do país, João Dória (PSDB) deixa a prefeitura, conquistada em sua primeira aventura nas urnas, para se lançar ao governo. No Rio de Janeiro, o ex-técnico do vôlei Bernardinho (Novo) é pré-candidato a disputar pela primeira vez as eleições, concorrendo ao Palácio Guanabara.

Outro fato inédito pode vir do Rio Grande do Sul, que nunca reelegeu um governador e deve ter o atual chefe do Executivo na disputa em 2018.

Confira a situação das pré-candidaturas nos principais estados brasileiros:

Continua depois da publicidade

Bahia

Fábio Nogueira (PSOL)

Rogério DaLuz (PRTB)

Rui Costa (PT)

O petista Rui Costa tentará a reeleição no governo da Bahia. O prefeito de Salvador, ACM Neto, era um dos cotados para concorrer, mas já anunciou que permanece na prefeitura para terminar seu mandato.

Distrito Federal

Alberto Fraga (DEM)

Izalci Lucas (PSDB)

Joe Valle (PDT)

Jofran Frejat (PR)

Rodrigo Rollemberg (PSB)

Quatro nomes surgem como opções para desbancar a tentativa de reeleição de Rodrigo Rollemberg ao governo do Distrito Federal. Dois deles são deputados federais, um é presidente da Câmara Legislativa local e outro ex-secretário de Saúde do DF.

Minas Gerais

Antonio Anastasia (PSDB)

Fernando Pimentel (PT)

Marcio Lacerda (PSB)

Rodrigo Pacheco (DEM)

Fernando Pimentel busca a reeleição em Minas. Contra ele vão estar o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o senador tucano Antonio Anastasia e o deputado federal Rodrigo Pacheco.

Paraná

Cida Borghetti (PP)

Jorge Bernardi (Rede)

Osmar Dias (PDT)

Ratinho Junior (PSD)

Roberto Requião (PMDB)

Cinco nomes despontam como pré-candidatos ao governo paranaense. Beto Richa, atual governador, vai concorrer a senador. Cida Borghetti, vice dele, vai concorrer a governadora.

Continua depois da publicidade

Pernambuco

Armando Monteiro Neto (PTB)

Fernando Bezerra Coelho (PMDB)

Marília Arraes (PT)

Paulo Câmara (PSB)

O socialista Paulo Câmara vai concorrer à reeleição. Na oposição despontam Armando Monteiro Neto, que na última eleição perdeu para Câmara, e Marília Arraes, neta do ex-governador do Estado, Miguel Arraes.

Rio de Janeiro

Bernardinho (Novo)

Eduardo Paes (DEM)

Giordano (PCdoB)

Índio da Costa (PSD)

José Witzel (PSC)

Professor Tarcisio (PSOL)

Romário (Podemos)

Sete nomes estão entre os pré-candidatos a substituir o governador Pezão (PMDB) no governo do Rio de Janeiro. Os ex-atletas Romário e Bernardinho estão entre eles.

Rio Grande do Sul

Abgail Pereiaa (PCdoB)

Eduardo Leite (PSDB)

Hermes Zaneti (PSB)

Jairo Jorge (PDT)

José Ivo Sartori (PMDB)

José Paulo Cairoli (PSD)

Luis Carlos Heinze (PP)

Mateus Bandeira (Novo)

Miguel Rossetto (PT)

Onyx Lorenzoni (DEM)

Ranolfo Vieira Jr (PTB)

Roberto Robaina (PSOL)

A disputa no RS tem pelo menos 12 pré-candidatos. O atual governador, José Ivo Sartori (PMDB), tenta a reeleição. Os gaúchos, no entanto, nunca reelegeram um governador.

São Paulo

Celso Russomano (PRB)

Gabriel Chalita (PDT)

Gilberto Kassab (PSD)

João Doria Jr (PSDB)

Lisete Arelaro (PSOL)

Luiz Marinho (PT)

Márcio França (PSB)

Paulo Skaf (PMDB)

Rodrigo Garcia (DEM)

Com a saída de Geraldo Alckmin (PSDB), que está no seu quarto mandato como governador, nove nomes surgem como opção para o governo de São Paulo. O atual prefeito da Capital, João Doria Jr, vai concorrer apoiado por Alckmin.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias do Diário Catarinense