Uma tentativa de golpe aplicada por telefone foi desmascarada esta semana por um joinvilense atento às farsas normalmente praticada por detentos em unidades prisionais. Após receber um torpedo que indicava o direito a um suposto prêmio (um tablet e R$ 34,5 mil), o joinvilense fez contato com o número informado na mensagem, mas não foi atendido.

Continua depois da publicidade

Minutos depois, o golpista retornou a ligação e deu início à farsa, repassando orientações para que o usuário pudesse receber o prêmio. Sabendo de que tratava-se de um golpe, o joinvilense apenas deu continuidade ao diálogo.

-Comemore, faz a festa, porque de acordo com a lei federal aonde gerou a mensagem para o senhor, o senhor veio a participar da promoção Sorte na Palma da Mão, automaticamente, e veio a ganhar R$ 34,5 mil – disse o golpista.

Em seguida, o falso telefonista informa que o dinheiro será depositado numa transferência online em cinco bancos possíveis. Mas a farsa fica evidente quando o golpista pede que o joinvilense vá até um caixa eletrônico para seguir o procedimento e receber a falsa transferência.

Continua depois da publicidade

O diálogo foi exibido nesta quarta-feira pelo “Jornal do Almoço”, da RBS TV. Convidado a comentar a tentativa de golpe, o delegado Jeferson Alessandro do Prado Costa observou que situações muito vantajosas precisam ser recebidas com desconfiança e que premiações legalizadas não submetem os vencedores a realizar procedimentos por telefone.

Confira a conversa entre o joinvilense e o golpista: